quarta-feira, outubro 27, 2010

Chuva deixa Rua Santa Mônica, em Itaipava, sem luz por mais de três horas

Houve desabastecimento de energia das 19h às 21h no último sábado na Rua Santa Mônica, em Itaipava, devido às fortes chuvas e ventos que caíram sobre Petrópolis. Os constantes apagões na região geram preocupação aos moradores e empresários do distrito, que reclamam da escassa manutenção da rede elétrica pela Ampla, e temem que a queda na eletricidade seja ainda aumentada durante as tempestades do verão. A previsão é que durante a alta temporada Itaipava dobre a população de 12 mil para mais de 24 mil pessoas. Para se prevenir contra os apagões, a maioria das pousadas está investindo na compra de geradores.
Para o diretor de Hotelaria do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Rogério Elmor, os donos de hotéis e pousadas da cidade precisam oferecer conforto aos hóspedes, assim a maneira mais segura de garantir que a energia não será interrompida é através de equipamentos geradores. “A principal necessidade na via é a troca dos cabos elétricos antigos por novos, sempre quando chove ficamos à mercê da sorte para que a luz não seja interrompida. A ocorrência de quedas de energia também é frequente, sendo responsável pelo alto número de aparelhos de informática queimados. Precisamos nos precaver de outra forma já que a prestação do serviço não é segura”, falou.
Segundo a Ampla, houve a instalação de 27km de rede semi-isoladas e mais de 60 mil podas na Região Serrana, com um investimento previsto de aproximadamente R$ 15 milhões. No entanto, o morador Augusto Torres afirma ainda não ter sentido as melhorias anunciadas pela concessionária e espera que no próximo verão a qualidade do abastecimento de energia seja confirmada. “Durante o verão deste ano a região de Itaipava teve muitos problemas com a falta de energia. Terminada a temporada, a Ampla divulgou que os sucessivos apagões tiveram como origem problemas com a vegetação ao redor das redes elétricas e que a empresa estaria executando um grande plano de podas, de modo a evitar o problema no futuro. No último sábado a Rua Santa Mônica ficou sem eletricidade por mais de duas horas, num fim de semana com as casas ocupadas por muitos veranistas e visitantes. Esperamos que a ocorrência não seja uma “avant première” de um novo verão de contínuos apagões, situação que certamente vai representar uma forte perda de atratividade para o distrito”, disse.
A Ampla informou que a interrupção no fornecimento de energia na Rua Santa Mônica, em Itaipava, foi causada pela forte chuva e ventos que derrubaram um galho de árvore de grande porte na rede elétrica no local. A concessionária esclareceu que o galho em questão estava a mais de cinco metros de distância da fiação e, legalmente, a Ampla é autorizada a realizar serviços de poda apenas em árvores que estejam em um raio de, no máximo, dois metros de distância da rede.
Outra irregularidade apontada pela população foi o abandono do lixo verde na Estrada das Arcas, quando a Ampla realizou a poda na vegetação entre os meses de julho e agosto. A concessionária esclareceu que realiza a retirada de todos os resíduos provenientes das podas em até 24 horas após o serviço. Mas, enviará uma equipe para avaliar se o lixo do local de fato é da entidade e, em caso positivo, irá retirar os resíduos.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: