terça-feira, março 30, 2010

190: gravação de ligações inibe os trotes

“Polícia Militar, bom dia! Sua ligação está sendo gravada”. É com esta mensagem que as chamadas para o telefone de emergência da PM, o 190, estão sendo atendidas há quase três semanas, quando o sistema de gravação foi instalado na sala de operações do 26º BPM. Desde então, aproximadamente 10 mil ligações foram recebidas na unidade, mas o número de trotes, um dos principais vilões contra a agilidade do serviço, já caiu consideravelmente. Antes, pelo menos uma de cada dez ligações se tratava da brincadeira.
E não é apenas a conversa entre solicitante e policial que são gravadas. O sistema, de acordo com o coronel Antônio Henrique, comandante do 26º BPM, também funciona como um identificador de chamadas e captura o número de onde a pessoa está ligando. “Dessa forma, é fácil descobrir de onde partiu. Já fizemos contato com a delegacia e agora a ideia e expor a situação para o Ministério Público para responsabilizar a pessoa que passa trote”, explica o tenente-coronel. Porém, ele explica que o simples fato da mensagem inicial avisar que a ligação está sendo gravada inibi a ação dos desocupados. Na maioria dos casos, a pessoa desliga o telefone rapidamente, sem dar uma palavra. A duração destas não ultrapassa a marca dos 15 segundos, como mostrou o tenente Ricardo, operador de telemática, da unidade. As gravações exibidas por ele, de forma aleatória, mostram que o 190 é usado para todo o tipo de informações, alguns petropolitanos chegam ao ponto de ligar para o local para reclamar de falta de luz ou questionar quando o fornecimento de energia voltará ao normal. Mas, segundo o tenente Ricardo, inibir os trotes não é a única função das gravações. Elas também ajudam a garantir um bom atendimento e ainda ajudam na segurança do policial, assim como na de quem está ligando, pois serve como prova jurídica. Um trabalho de controle de qualidade também deverá ser implementado na unidade, a primeira da Região Serrana, a contar com o sistema de gravação.
De acordo com o tenente-coronel Antônio Henrique, uma oficial ficará responsável de retornar todas as ligações feitas para o 190. Entre os questionamentos, destacam-se: a hora do contato, número de vezes que ligou e a qualidade do atendimento, que será medida pelos níveis deficiente, regular, bom e excelente. “No caso da pessoa ter solicitado a presença de um policial, vamos querer saber ainda o tempo de espera no local. Será avaliado, inclusive, o policial que vai atender a ocorrência”, explica. Além disso, haverá espaço para comentários e sugestões.
Na sala de operações, onde são atendidas as ligações de emergência, trabalham quatro policiais, divididos em dois turnos. Na sala do oficial de dia as chamadas também são gravadas. Conforme o tenente Ricardo, um dos principais chamados são referentes a som alto, ou seja, perturbação do sossego. “Entretanto, de acordo com a lei, se a música estiver partindo de uma propriedade particular, só podemos agir se o solicitante se identificar. Tem que ficar comprovado que seu direito está sendo violado”.
Embora as ligações das linhas do 190 estejam sendo gravadas, o mesmo não acontece com o disque-denúncia. O comandante do 26º BPM ressalta que a privacidade dos denunciantes deve ser mantida. “As pessoas podem continuar ligando com a certeza de que a conversa não está sendo gravada. Nem mesmo a implantação do sistema de identificação de chamadas é autorizada”, garante o comandante.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

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