sexta-feira, março 26, 2010

Associações comunitárias reivindicam audiência aberta sobre os transportes

Um documento assinado por diversas entidades será entregue hoje aos empresários de ônibus, pedindo uma reunião para que possam apresentar a versão deles sobre os problemas no transporte público de Petrópolis. As entidades também vão protocolar ofício na Câmara pedindo que a reunião na terça-feira com os empresários de ônibus e a CPTrans seja aberta à participação da população. “Se não pudermos nos manifestar, que pelo menos possamos assistir”, comentou Thiago Pires, representante da Federação das Associações de Moradores de Petrópolis. “Conhecemos o discurso do governo e dos vereadores, e vivenciamos o problema diariamente. Agora queremos ouvir dos empresários o que eles têm a dizer sobre os problemas no transporte”, comentou Carlos Henrique, representante do Fórum das Associações de Moradores de Petrópolis.
As entidades parabenizam a atitude dos vereadores na terça-feira, que se manifestaram publicamente contra o caos no transporte, mas lamentam que tenha demorado um ano e três meses, lembrando que os problemas existem desde o ano passado. “É importante a manifestação deles, mas demoraram demais para tomar uma medida e devem lembrar que foram eleitos por quem anda de ônibus”, comentou Nelci Cruz Francisco David, reclamando que a Câmara deveria fazer reunião para discutir o transporte à noite e não no meio da tarde, “quando os líderes comunitários estão trabalhando”.
As entidades garantem que o encontro com os empresários será importante e não será palco político para ninguém, por isso querem garantir que o espaço seja usado para que eles possam explicar aos usuários o que está acontecendo e que medidas são necessárias para melhorar o sistema. Thiago França, representante do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos, disse que na Estrada da Saudade não tem ônibus quebrando e acredita que é resultado da concorrência com as vans. Além destas entidades, assinam o ofício o Sindicato dos Empregados na Saúde, Associação do Vale do Itamarati, SOS Vida, Pastoral da Aids, União Estadual dos Estudantes Secundaristas e as associações de moradores através da Fampe e do Fórum. Carlos Henrique e Thiago Pires garantiram que o encontro com os empresários será realizado dentro do espírito democrático, afirmando que o encontro é com os donos das empresas, e não com assessor da Setranspetro.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: