quarta-feira, março 10, 2010

Campanha de vacinação contra a Gripe A começou

Cerca de oito mil profissionais de saúde serão vacinados em Petrópolis nesta primeira fase da campanha de vacinação contra a Gripe A. A imunização teve início ontem e segue até o dia 19 de março. Em todo o Brasil, o público-alvo é estimado em 1.915.000 trabalhadores de serviços de saúde. Nesta primeira etapa, indígenas também receberão a vacina – serão cerca de 566 mil em todo o país. A meta de acordo com o Ministério da Saúde é imunizar 80% dessas pessoas.
Três mil e quatrocentas doses da vacina foram entregues ao município. Segundo a coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Elisabeth Cavalcanti, o restante do lote deve chegar na próxima quarta-feira,. “As vacinas são distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde. Na quarta, outras doses devem chegar, mas não temos como saber quantas serão”, comentou.
Ontem, profissionais de quatro hospitais receberam as vacinas: Santa Tereza, Unimed, Beneficência Portuguesa e Alcides Carneiro. Hoje, funcionários do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp serão imunizados. “Como não recebemos todas as doses necessárias, estamos priorizando os setores, mas até o final desta primeira fase acreditamos que todos serão imunizados”, disse.
De acordo com a coordenadora, os profissionais do Sanatório Osvaldo Cruz, Santa Mônica e Sanatório de Corrêas passarão por um treinamento antes de receber as doses. Já no Hospital Casa Providência as vacinas só serão entregues após a notificação da diretoria da unidade de saúde. Ainda não há uma previsão para a imunização dos funcionários de clínicas particulares. Segundo Elisabeth, eles devem aguardar a notificação da Secretaria Municipal de Saúde, que vai indicar os dias os postos onde eles receberão as vacinas.
Entre os trabalhadores que serão imunizados nesta primeira fase estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica. São pessoas que estão diretamente envolvidas no atendimento de pessoas com suspeita de gripe. Os indígenas que vivem em aldeias serão vacinados pelos agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), como ocorre nas demais campanhas de vacinação do Ministério da Saúde.
A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. O governo brasileiro – em consenso com sociedades científicas, entidades de classe e representantes de estados e municípios – ampliou a vacinação para outros três grupos: crianças de seis meses a menos de dois anos e adultos saudáveis de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.
A população dos demais grupos prioritários deve ficar atenta para as datas das outras quatro etapas de vacinação. A partir de 22 de março, a vacina estará disponível para três grupos: grávidas em qualquer período de gestação, portadores de doenças crônicas e crianças de seis meses a menos de dois anos. As pessoas desses grupos terão até dois de abril para ir a um dos locais indicados pela autoridade de saúde local. As gestantes que engravidarem depois desse período terão a vacina garantida.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: