sexta-feira, julho 29, 2016

Passagem da Tocha Olímpica pela cidade hoje


A expectativa é grande para a passagem da fogo olímpico pela cidade. Depois de passar por Teresópolis, a tocha chega a Petrópolis por volta de 17h e começa o revezamento às 17h24. O ponto de partida é o Palácio de Cristal, seguindo em direção à Praça da Liberdade. O comboio de 20 carros passa ainda por outros pontos turísticos como o Palácio Rio Negro e o Museu Imperial, no Centro, antes de se encaminhar para o Quitandinha, onde será acessa a pira de celebração, no Hotel Quitandinha, entre 19h e 19h30. Ela passa pernoita por aqui antes de seguir para Três Rios, no sábado.

Todas as ruas onde passará o comboio serão fechadas minutos antes e a liberação ocorrerá logo após a passagem da tocha. A Rua Alfredo Pachá, no entanto, já estará interditada desde 16h. Outro detalhe é que o estacionamento será proibido durante toda a sexta-feira no trajeto do revezamento. Um total de 80 agentes da CPTrans e da Guarda Municipal vai trabalhar para organizar o trânsito, com operação começando já às 8h.

O transporte coletivo também sofrerá alterações, tanto no horário quanto no itinerário. Primeiro, os ônibus atendem a região da Mosela, da Viação Cascatinha e da Petro Ita vão operar em horário de sábado. Os da Turb cumprirão horário de dia útil na parte da manhã e, a partir do início do evento, começam a circular com horário de sábado. Já os que atendem a região do Bingen e todas as linhas da Cidade das Hortênsias, vão operar normalmente nesta sexta-feira. Além disso, os ônibus que seguem para São Sebastião, Siméria e toda a região do Quitandinha e Independência passarão pela Castelânea na ida e, pelo Alto da Serra, na volta para o Centro. Esse esquema valerá à partir de 16h e o Setranspetro afirmou que os atrasos podem chegar a até duas horas.

Outra medida para aliviar o trânsito da cidade foi a decisão de decretar ponto facultativo, o que vai diminuir o fluxo de funcionários públicos e alunos da rede municipal. No entanto, nem comércio nem bancos vão mudar a rotina habitual.

Para a segurança, foram destacados 133 homens da PM, que farão uma varredura nos locais onde a tocha vai passar para tentar impedir atos de vandalismo, como tentar apagar a tocha. Também serão monitoradas tentativas de ataques aéreos. Já a Força Nacional de Segurança é a responsável por proteger a tocha de invasores do espaço destinado aos condutores.

Durante todo o dia, haverá atrações culturais no Quitandinha e no trajeto do revezamento, com a apresentação da orquestra de crianças, dança folclórica alemã e Coral das Princesas, regido pelo maestro Rodrigo D’Ávila. Gabriel Silva encerra a programação cultural subindo ao palco após o acendimento da pira de celebração. Bandas marciais das escolas municipais e do Batalhão do Exército fazem a festa durante o percurso.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: