terça-feira, julho 05, 2016

Da Roça ao Prato, no Festival Agroserra, em Secretário


O sucesso no primeiro evento garante a qualidade do segundo. Nos dias 29, 30 e 31 de julho acontece em Secretário, distrito de Petrópolis, a segunda edição do Festival AgroSerra – da Roça ao Prato. Como o projeto deu certo na sua primeira edição, neste ano a programação vai acontecer também no domingo a pedido dos expositores e do público.

O objetivo principal do AgroSerra é promover e dar visibilidade aos produtores e empreendedores das vias de Secretário (Petrópolis) e Sebollas (Paraíba do Sul). Um dos destaques ficará por conta da presença de produtos reconhecidos pela tradicional premiação Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro, no final de 2015.

O iogurte de leite de búfala, do Rancho Lo Buono, e o patê de fígado de aves, da Green Man Farm, foram os mais bem avaliados, respectivamente, nas categorias Lacticínios e Pastas e Patês, no Maravilhas Gastronômicas, organizado anualmente pelo jornalista Chico Júnior.

-- Iniciativas como esta são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar fluminense. Seria ótimo se tivéssemos um festival como este em cada região do estado – elogiou o Secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo.

Segundo os produtores, a visibilidade proporcionada pelo festival de Secretário, em 2015, foi essencial para este reconhecimento.

-- Eu jamais pensaria em inscrever um produto meu se não fosse pelo AgroSerra. A ideia de comercializar o meu patê, inclusive, surgiu no próprio evento -- conta o irlandês Paul Soden, responsável pela Green Man.

A expectativa é de que, neste ano, sejam superados os 2 mil visitantes que passaram pela Praça de Secretário durante a primeira edição do festival, além da entrada de novos expositores e empreendedores locais. O AgroSerra 2016 abordará temas como cozinha prática e saudável, receitas típicas da região e os cuidados referentes à alimentação infantil.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: