sexta-feira, julho 08, 2016

16º Festival de Inverno começa hoje


A abertura oficial do 16º Festival de Inverno de Petrópolis acontece nesta sexta-feira (8) na Catedral São Pedro de Alcântara, construída em homenagem ao Imperador D. Pedro II, apresentando um concerto da Orquestra Sinfônica Cesgranrio com a participação especial do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. A entrada é franca.

– É com muita alegria que a Orquestra Sinfônica Cesgranrio participa de mais um Festival de Inverno de Petrópolis, apresentação que, dessa vez, será abrilhantada pelos Canarinhos, um coral que dispensa apresentações, querido e admirado por todos. Esperamos que seja a primeira de muitas. Uma das características dos nossos concertos é a informalidade, onde buscamos falar sobre as obras com o público, que certamente apreciará escutar peças tão conhecidas, em um ambiente acolhedor – declarou o maestro Eder Paolozzi.

– Estamos muito felizes em nos apresentar pela primeira vez com a Orquestra Sinfônica Cesgranrio, ainda mais na abertura do Festival de Inverno da Dell’Arte, que sempre traz à Petrópolis atrações de altíssimo nível musical. Com certeza será muito enriquecedor e esperamos que o público goste desta parceria inédita – declarou Lischt.

Concertos, ópera, ballet, música popular, shows, oficinas e teatro estão entre as atrações que vão tomar conta da cidade em 10 dias de programação intensa e Petrópolis, a Cidade Imperial, se prepara para ser aquecida nesta estação com a realização do 16º Festival de Inverno de Petrópolis. O evento, que acontece até 17 de julho, é reconhecido como um dos festivais de música mais importantes do Brasil.

Para o cenário, foram escolhidos espaços considerados patrimônios históricos e artísticos localizados no Centro Histórico de Petrópolis, como a Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, o Theatro D. Pedro, Hotel Solar do Império, Praça da Liberdade e o Centro de Cultura Raul de Leoni. Com 10 dias de festa e mais de 40 atrações, o Festival deve atrair centenas de moradores e turistas que poderão apreciar espetáculos da mais alta qualidade e de diferentes gêneros musicais.

O Instituto Dell’Arte promove o festival serrano em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e Fundação Cesgranrio. O evento tem o patrocínio da Vivo por meio da Plataforma Vivo Transforma e do Governo do Rio de Janeiro/ Secretaria de Cultura, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O Festival conta ainda com o apoio do Outlet Premium RJ, Furnas e Sistema Firjan/Sesi.

A proposta do Instituto Dell’Arte é dar continuidade ao trabalho de excelência difundido pela empresa que leva o mesmo nome e foi fundada por Myrian Dauelsberg há 34 anos, a Dell’Arte Soluções Artísticas. Seus conceitos estão baseados em cinco pilares de atuação: identificação e gestão de carreiras de novos talentos, formação de plateias, descentralização territorial da cultura, memória e tradição, articulação e políticas públicas. Para a idealizadora do Festival é sempre momento de alegria e realização.

– A marca registrada do Festival de Inverno de Petrópolis é a experiência e qualidade da Dell’Arte nos seus mais de 30 anos de existência. É um trabalho sem preconceitos de fronteiras, e sem abrir mão da qualidade artística – diz. Segundo Myrian, o evento busca a cada ano trazer novas ideias com o propósito de colaborar e dinamizar a vida cultural de Petrópolis.

– Contamos em nossos eventos com a participação de um público eclético e animado. Mobilizamos além da população, um grande número de turistas que lotam os hotéis e restaurantes da cidade. É um grande momento cultural e artístico para Petrópolis, o que muito me orgulha – festeja a empresária.

Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade”, está presente também nesta edição. Ela tem o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes. Pede-se a doação de um alimento como ingresso nos espetáculos programados.

 

NÚMEROS

Festival de Inverno

Abertura

Hoje (8), 20h

Orquestra Sinfônica Cesgranrio e Coral dos Canarinhos de Petrópolis

Local

Catedral São Pedro de Alcântara (506 lugares) / Acesso para deficientes

Entrada franca

Pede-se a doação de um alimento não perecível em prol da Campanha da Solidariedade

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: