sábado, julho 30, 2016

Um terço do estado ainda tem florestas, principalmente na Serra

O IBGE disponibilizou o Mapa de Cobertura e Uso da Terra do estado de Rio de Janeiro, elaborado através da interpretação de imagens de satélite com 30 metros de resolução, captadas em 2015. Também foram usados levantamentos de campo e informações estatísticas dos 92 municípios fluminenses. O mapeamento da cobertura do estado mostrou que quase a metade (47,2%) dos 43.782 km² tem predominância de pastagens. O mapa também apresenta que um terço (33,1%) de todo o território fluminense ainda é coberto por áreas florestais.

Toda a cobertura florestal do estado é de Mata Atlântica, que está distribuída principalmente nas áreas de serras. Segundo o IBGE isso “representa um aspecto de suma importância para a conservação da biodiversidade no país, principalmente em um estado que possui alta densidade demográfica (378 hab/km2) e elevada taxa de urbanização (97,3%)”.

O município de Petrópolis aparece no mapa quase inteiramente coberto por áreas florestais, com algumas áreas descobertas, e pouca área urbanizada.

Os levantamentos de campo apontaram que as atividades tradicionais, como a lavoura de cana-de-açúcar, no norte do estado, e a extração de sal, na Região dos Lagos, mostraram sinais de redução, devido à expansão da pecuária e das áreas urbanas, respectivamente. Por outro lado, novas atividades foram detectadas, como o cultivo de noz de macadâmia, no município de Piraí, e o plantio de grama comercial, em Saquarema, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu e Casimiro de Abreu.

O download gratuito do mapa em PDF pode ser feito no site do IBGE (http://www.ibge.gov.br/home), que mapeia sistematicamente a cobertura e o uso da terra em cada unidade da federação, sempre na escala de 1:250.000. Além dos mapas do Rio de Janeiro, estão disponíveis os do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe.
Fonte: Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: