quarta-feira, julho 20, 2016

Prefeitura confirma trajeto da tocha em Petrópolis dia 29


A tocha olímpica vai passar por Petrópolis no dia 29 de julho e o itinerário, que não havia sido divulgado oficialmente, foi informado nesta terça-feira (19) pela Secretaria de Esportes e Lazer. O revezamento vai ter início no Palácio de Cristal e se encerra no Hotel Quitandinha.

O fogo olímpico chega em Petrópolis após o passeio por Teresópolis. O início do trajeto será às 17h24, num dos principais pontos turísticos da cidade. Dali, parte em direção à Praça da Liberdade. Após contornar o local, vai passar em frente ao Palácio Sérgio Fadel, sede da prefeitura, e o Palácio Rio Negro. Em seguida, acessa a Rua da Imperatriz e passa pelo Museu Imperial e o Palácio Amarelo (Câmara Municipal). Depois, entra pela Rua do Imperador (lado ímpar), passa pelo Grande Hotel, contorna o Terminal do Centro e volta pelo lado par da Rua do Imperador. A tocha vai pela contramão Rua Washington Luiz até chegar à Cel. Veiga. Após cerca de 1h30 a duas horas, o fim do percurso será no Hotel Quitandinha.

Durante todo dia, o público vai contar com diversas atrações no Quitandinha, à partir de 13h: serão montados food trucks, vários grupos de dança vão se apresentar para mostrar um pouco da cultura trazida pelos colonos alemães, haverá show de Gabriel Silva e presença da banda do Exército e dos corais Canta Petrópolis e das Princesas de Petrópolis. Diversas bandas marciais serão colocadas para tocar ao longo do percurso.

 

“É um orgulho para Petrópolis e para todos os amantes do esporte. A passagem da tocha por aqui coloca a cidade em destaque” Maria Elisa Badia – secretária de Esportes e Lazer

Petrópolis será a última cidade a receber o fogo no dia 29 – ou seja, após o revezamento, a tocha vai pernoitar na cidade e apenas segue viagem no dia seguinte, quando vai para Três Rios.

De acordo com a secretária de Esportes e Lazer, Maria Elisa Badia, foram realizados vários testes pela prefeitura até que o percurso fosse definido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Segundo ela, um comitê vem se reunindo mais de um ano para organizar o evento.

– É um orgulho para Petrópolis e para todos os amantes do esporte. A passagem da tocha por aqui coloca a cidade em destaque. O antigo secretário de Esportes, Renato Freixiela, viajou para Brasília e conseguiu garantir que nós fossemos o último município do dia, a “cidade celebração” – comentou a secretária de Esportes e Lazer, Maria Elisa Badia.  

 

Condutores

Ao final do revezamento, será acesa a uma pira olímpica – isso acontecer em toda “cidade celebração”. Ainda não se sabe até quando ela permanecerá acesa e quem será o responsável por finalizar o revezamento. No entanto, serão 40 condutores da tocha por aqui. Três deles foram indicados pela prefeitura: o bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório, o herdeiro da família real do Brasil, Pedro Carlos de Orleans e Bragança, e o médico, treinador de atletismo e fundador da equipe Pé de Vento, Henrique Viana.

Os patrocinadores também indicaram alguns condutores. Ontem (19), o Bradesco divulgou que árbitro de futsal e de bocha paralímpica, José Claudio Miranda; o faixa preta de judô e voluntário da ONG Sal Para Terra, Leandro Moura Felix; Claudionor Xavier de Mattos, mais conhecido como Seu Nonô (aos 80 anos, ele segue participando de diversas corridas de ruas); a professora de educação física Ana Carolina Kapler Ferreira; e o diretor regional do banco, Carlos Alberto Alástico.

A Coca-Cola e a Nissan também foram procuradas, mas não divulgaram os nomes que vão conduzir a tocha por indicação dessas empresas.

A passagem da tocha por aqui acontece a sete dias da abertura da Olimpíada Rio-2016. Ela foi acesa na Grécia, seguindo a tradição, no dia 21 de abril. A partir de então, teve início o revezamento, que passou primeiro pela sede da ONU e pelo museu do Comitê Olímpico Internacional (COI), ambos na Suíça. No Brasil, ela vai percorrer 329 municípios e passar pela mão de mais 12 mil pessoas.

Reunião sexta define últimos detalhes

O Diário procurou a CPTrans (Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte) para conhecer o esquema de trânsito, mas o órgão preferiu não divulgar ainda. A Polícia Militar não foi encontrada para explicar como será o esquema de segurança para a passagem do fogo olímpico.

No entanto, uma reunião nesta sexta-feira (22), que vai contar ainda com a presença do Exército, do Corpo de Bombeiros, da Fundação de Cultura e Turismo (FCTP), das secretarias de Saúde e de Esportes e Lazer, além do COB (Comitê Olímpico do Brasil), vai acertar os últimos detalhes para revezamento da tocha.

Itinerário completo

Rua Alfredo Pachá >> Av. Roberto da Silveira >> Praça da Rui Barbosa >> Av. Koeller >> Av. Tiradentes >> Rua da Imperatriz >> Praça D. Pedro>> Rua do Imperador (lado ímpar) >> Rua do Imperador (lado par) >> Rua Washington Luiz (contramão) >> Rua Coronel Veiga >> Rua General Rondon >> Rua Joaquim Rolla >> Palácio Quitandinha

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: