sábado, março 05, 2016

lma e Secretaria de Educação leva atividades culturais para dentro das escolas municipais

O projeto social Estrela do Amanhã que promove a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes em comunidades de baixa renda de Petrópolis terá um novo parceiro em 2016. A ação realizada pelo SESI em parceria com a GE Celma, se juntou a Secretaria de Educação do município para levar atividades de teatro, contação de histórias, danças urbanas e capoeira a 80 estudantes das escolas municipais da cidade. A parceria foi selada durante um encontro nesta sexta-feira (04/03), na Casa da Educação Visconde de Mauá.
A secretária de Educação do município, Maria Elisa Badia agradeceu a oportunidade de participar da expansão projeto social. “Ficamos felizes em integrar esta ação. Faço gosto de abraçar essa iniciativa num momento em que as parcerias são fundamentais. Sozinho não se constrói nada. É preciso encontrar parceiros para futuros trabalhos”, afirmou.
Estrela do Amanhã é patrocinado pela empresa GE Celma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A metodologia integra cultura e educação, numa prática reflexiva e contextualizada com a participação da família e comunidade. “O projeto existe há 15 anos e foi idealizado num momento aonde os recursos eram poucos, somente por voluntários. Hoje podemos dedicar mais recursos e investir melhor na educação e cultura das crianças, que é o caminho certo. Acredito que este é o futuro”, explicou o diretor-presidente da GE Celma Júlio Talon.
Além de ser uma das principais empregadoras do munícipio, a GE Celma ainda é responsável por inúmeros projetos esportivos e culturais voltados aos jovens de Petrópolis: “Neste e em todos os outros projetos a participação da GE Celma é pequena. Para dar certo, a comunidade deve ser a parte principal e tomar conta desta ação. Todos devem ter envolvimento com o objetivo comum. Assim não tenho dúvida que tudo dará certo e colherá frutos”, completou o executivo.
As oficinas de teatro, contação de histórias, danças urbanas e capoeira serão realizadas por profissionais em diferentes escolas do município. A primeira unidade a receber as aulas de dança será a E.M. Salvador Kling, na Mosela; a Creche São Charbel receberá as aulas de teatro; as atividades de capoeira serão feitas na Associação de Moradores da Fazenda Inglesa; e as atividades de contação de histórias, que serão itinerantes, tem o ponto de partida na E.M. do Bataillard, na Mosela.
“Estou ansiosa para começar. A união com a GE Celma é uma parceria antiga que sempre busca transformar vidas através da cultura e do esporte. Acredito em um ano muito produtivo”, garante a analista de projetos especiais da FIRJAN, Rita Rodrigues Valente.

Além das oficinas será realizado acompanhamento para o desenvolvimento humano dos participantes, por meio da equipe multidisciplinar da Assessoria de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN, a qual orienta os participantes no desenvolvimento de seu potencia pessoal. A atividade tem como objetivo ampliar as informações em temáticas como ética, sustentabilidade e direitos humanos, e no aperfeiçoamento das habilidades interpessoais como comunicação, administração de conflitos, e relacionamentos interpessoais, além de oferecer subsídios para que possam refletir sobre seu papel como cidadãos.
Fonte: Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: