segunda-feira, março 21, 2016

FOCO NAS TERAPIAS ALTERNATIVAS EM PETRÓPOLIS

Uma associação escola sem fins lucrativos voltada para a medicina chinesa, esta é a proposta a Asbamtho, fundada em 1984, por Bartolomeu Alberto Neves, Jorge Ponce, Donati Caleri, Newton Jacques, entre outros.
“Nos idos de 1980 o movimento alternativo ganhava corpo e visibilidade e as cidades serranas, próximas ao Rio de Janeiro, sinalizavam para uma qualidade de vida bem superior àquelas experimentadas nas grandes cidades. Nós, um grupo de pessoas que já trabalhava na área da saúde alternativa resolveu vir morar aqui. Naquela época tínhamos um restaurante natural, centros de yoga, organizávamos palestras, cursos e muitas atividades na área alternativa”, comenta o atual presidente Donati Caleri.
O espaço hoje situado bem no centro da cidade, na Rua 16 de Março, tem o intuito de lutar pela regulamentação multiprofissional da Acupuntura, além de organizar e sistematizar cursos de formação em medicina chinesa, com reconhecimento de secretarias de educação e MEC, e difundir esses cursos e práticas em setores mais carentes da população.
No local são disponibilizados atendimentos com shiatsu e acupuntura e outras práticas alternativas como, por exemplo, yoga e florais.
A Asbamtho já realizou diversos projetos em prol de Petrópolis. Um deles foi a criação gratuita do 1º Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde em Práticas Alternativas, no qual se formaram mais de 100 profissionais ao longo dos seis anos de existência.
“Conseguimos a remuneração desses agentes pela Secretária de Saúde e criamos ainda o Centro Popular de Atendimento Holístico que funcionou durante 8 anos junto ao CDDH, que era mantido através de doações e pelo espírito comunitário dos profissionais que ali atendiam. Participamos também, desde a sua criação, do Conselho Municipal de Saúde de Petrópolis”.
A escola oferece ainda cursos de formação em Medicina Chinesa desde 1993 e uma nova turma deve começar a partir de abril deste ano. As inscrições para a Pós Graduação, voltada para profissionais da área de saúde, estão abertas.  O curso consiste na formação de profissionais para trabalhar com shiatsu, fitoterapia chinesa, alimentação, exercícios energéticos (chi-kun), acupuntura, auriculoterapia, eletroacupuntura e moxabustão. Mais informações pelo telefone (24) 22251872 – 988809837 e 22420112 ou pelo emailasbamtho.petropolis@gmail.com
Fonte: tribuna de Petrópolis


Nenhum comentário: