sexta-feira, março 11, 2016

Defesa Civil testa sirenes de alerta e alarme de chuvas em Petrópolis

As 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme de Petrópolis foram testadas, na manhã desta quinta-feira (10), pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Os equipamentos foram acionados remotamente, pela internet, e manualmente, por meio de chaves – todas funcionaram perfeitamente. O objetivo do teste é garantir que as sirenes estejam à disposição da Defesa Civil quando necessário: para alertar a população para a possibilidade de chuvas fortes nas horas seguintes ou, quando já estiver chovendo forte, para alertar os moradores para o risco de deslizamentos generalizados na comunidade.

Uma equipe formada por agentes da Defesa Civil e por funcionários da empresa responsável pela manutenção dos equipamentos vistoriou cada uma das 18 sirenes. Eles avaliaram as condições dos equipamentos, o acionamento das sirenes e o volume do som dos alertas.

“O verão ainda não acabou. Então é preciso estar atento para a possibilidade de chuvas fortes. Quando elas vierem, Defesa Civil e população precisam estão preparados. E é uma determinação do prefeito Rubens Bomtempo que a Defesa Civil trabalhe o ano inteiro nesse sentido. Para isso, as sirenes têm que estar funcionando, e os moradores de áreas de risco devem saber o que fazer quando elas tocarem. A orientação é para que procurem um local seguro, como casas de amigos ou parentes que não morem em áreas de risco”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.

Para sensibilizar os moradores de áreas de risco a sempre procurar um local seguro quando começar a chover forte, a Defesa Civil produziu panfletos sobre as sirenes. O material informa por que a sirene é acionada, quando o morador deve sair de casa, para onde deve ir e onde é o ponto de apoio de cada comunidade. Os panfletos são distribuídos em ações preventivas da Defesa Civil.

“A Defesa Civil já realizou ações de sensibilização em todas as comunidades que contam com sirenes. Distribuímos esses panfletos e conversamos com os moradores, dando orientações”, disse o diretor operacional da Defesa Civil, Ramon Camilo.

O material informativo também está disponível na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil – Rua Buarque de Macedo, 128, Centro. Eles também podem ser acessados na internet – na página da Defesa Civil, www.petropolis.rj.gov.br/dfc, e na rede social, facebook.com/defesacivilpetropolis.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: