segunda-feira, janeiro 05, 2015

Corrida pelos novos extintores

A procura pelo novo extintor, modelo ABC, movimentou as lojas especializadas no setor sábado. A medida começou a ser obrigatória no dia 1º deste mês, e obedece a resolução 333 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A grande dificuldade dos motoristas ontem, foi encontrar o equipamento. Em algumas lojas, como uma da Montecaseros, uma placa informava que ele estava em falta. Na Silva Jardim, o produto também estava em falta e a previsão é que só chegue daqui a três dias.

O técnico de enfermagem Anderson Esposito, de 38 anos, contou que começou a procurar o equipamento no início da semana, mas até ontem ainda não havia encontrado. “Já estive em três lojas em Petrópolis e duas no Rio de Janeiro e não encontrei”, disse. Ele afirmou que está buscando procurar em outras lojas, mas está com receio de ser multado pela polícia antes de conseguir comprá-lo.
Já o eletromecânico Emerson de Souza, de 36 anos, comentou que estava há três dias procurando o equipamento e não conseguiu achar. “Fui a cinco lojas na cidade e não achei em nenhuma. O carro está com a documentação toda certa e eu corro o risco de ser multado por causa do extintor”, lamentou ele, ressaltando que ia continuar procurando.
Enquanto o aposentado Wanderson Pinto, de 36 anos, começou a busca ontem depois de ter visto a notícia no jornal. “Agora vou ter que correr atrás para achá-lo”, disse.
O chefe de equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela BR-040, concessionária que administra a rodovia que liga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora, Arnaldo Pikelhaizenm contou que  de, certa forma, a PRF está pegando “leve” com a nova lei, levando em conta que os motoristas estão enfrentando dificuldades para encontrar o equipamento. “Não estamos fazendo nenhuma fiscalização especial, mas estamos cobrando”, disse. Ele orientou que os motoristas continuem procurando até encontrar, mas ressaltou que, por enquanto, as multas ainda não estão sendo aplicadas na região.
A resolução 333 do Contran fixa especificações para os extintores de incêndio, sendo equipamentos de uso obrigatório nos veículos automotores, elétricos, reboque e semirreboque de acordo com o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro. Com isso, nenhum veículo automotor pode sair de fábrica, ser licenciado e transitar nas vias abertas à circulação, sem estar equipado com extintor de incêndio modelo ABC, na parte dianteira do habitáculo do veículo, ao alcance do condutor.
O diferencial do novo equipamento é que ele é recomendado para materiais líquidos inflamáveis, equipamentos elétricos e, diferente do modelo BC, que era utilizado até então, também é capaz de combater incêndios em madeira e tecidos.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: