segunda-feira, janeiro 26, 2015

Palácio de Cristal recebe Exposição de Orquídeas e Bromélias

O Palácio de Cristal, importante ponto turístico da cidade, está ainda mais belo ao receber a 15ª edição da Exposição de Orquídeas e Bromélias. O espaço revive suas origens e propostas. Desde 1875 lá aconteciam instalações provisórias, exposição de produtos hortícolas e também de pássaros da região. 
Até o dia 23 de fevereiro os petropolitanos e turistas poderão conferir de perto mais de mil espécies de orquídeas floridas, entre floridas e mudas, além de aproximadamente 500 tipos de bromélias. 
“Nossa exposição conta com espécies brasileiras e estrangeiras. Petrópolis é referência mundial no segmento de orquídeas. Temos várias espécies endêmicas da região. Uma delas é a Laelia Crispa”, comenta o responsável pela mostra, Luiz Jorge Sterzalkowski, do Orquidário Serrano. 
Podem ser vistas de perto micro orquídeas do tipo Stellis e Masdevalias, além de Cattleyas, Phalaenopsis e outras. No que diz respeito as bromélias, entre outras, fazem parte da mostra a Neuraegia Tricolar, Gusmania, Vriezea Fire Ball e Neuraegia Marmorata. 
“Os visitantes estão adorando. Acredito que por fim de semana vamos receber aproximadamente 1.500 pessoas”, comentou Luiz.
Thais Ferreira, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, esteve presente durante a cerimônia de abertura e, no dia seguinte, voltou a visitar a exposição. 
“É um misto de cores e aromas, que se harmoniza perfeitamente com o ambiente do Palácio de Cristal. Um jogo bem interessante, que gera conteúdo para a cidade e fortalece a cultura de nossa região neste setor. Assim vamos nos tornando referência a cada ano”. 
O evento é organizado pelo Orquidário Serrano e realizado pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da FCTP, e reúne o Grupo Petropolitano de Orquidófilos – composto por colecionadores, a Sociedade Brasileira de Bromélias do Rio de Janeiro, o BR Orquídeas de São Paulo e os Orquidários de Petrópolis, Vale das Orquídeas e Binot. Entre os colecionadores está o famoso músico Roberto Menescal, que participa com as suas lindas bromélias.
Além de apreciar as várias espécies de orquídeas e bromélias, o público poderá ainda conversar com expositores a respeito do cultivo das plantas. 
“Orientamos, por exemplo, que a orquídea precisa basicamente de luz, água e adubação para sobreviver”, indica  Sterzalkowski. 
Quem for visitar a exposição ainda tem a chance de adquirir mudas a partir de R$ 10 e plantas floridas a partir de R$ 15, todas com identificação. 
Uma boa notícia, é que durante a última semana do evento, parte da cidade será envolvida pelas cores e aromas que envolvem a mostra. 
“Nós iremos amarrar orquídeas em diversas árvores da cidade e, assim, dar um novo aspecto aos espaços públicos”, conclui Thais Ferreira. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: