sexta-feira, janeiro 09, 2015

Idosos não sabem se devem ou não pagar IPTU

O drama dos idosos com mais de 60 anos e com renda de até dois salários mínimos ainda não chegou ao fim sobre o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Com benefício de isenção ainda válido, desde 2012, e processo correndo na justiça para cancelar a lei, eles não sabem se tem ou não o direito de optar por não pagar o imposto neste ano.
A Lei de número 6.930/12, que garante a isenção no pagamento do IPTU para pessoas com idade acima de 60 anos, aposentados, com renda de até dois salários mínimos e possuam apenas um imóvel que esteja servindo como moradia, está desde o ano passado na justiça, quando o atual governo resolveu cancelar o benefício por “irregularidades na lei”, segundo a Prefeitura. No entanto, a justiça foi contra, e desde junho do ano passado, o parecer favorável permite que o benefício continue em vigor.
No entanto, muitos ainda não sabem, como é o caso do idoso Guilherme Adolfo Plantz, que recebe de aposentadoria apenas um salário mínimo. Ele foi até a sede da Secretaria de Fazenda para realizar o pagamento e não sabia que era beneficiário da lei. “Qualquer que seja o valor economizado para nós vale muito a pena”, contou. Ele, após saber do seu direito, retornou a sede da Fazenda e retirou seu requerimento para preenchimento e isenção.
Muitos outros aposentados desconhecem o benefício, assim como Nadir de Souza, de 64, que também não sabia que estava apta e Mariza Luiza Alves, de 62 anos.
“O imóvel é da minha mãe que tem 87 anos, não sabia que a gente podia deixar de pagar. Vou retornar aqui com ela para poder conseguir este benefício”, contou.
O benefício que está em vigor, com parecer favorável da justiça, só vale para aqueles que estiverem em regularidade com o pagamento dos IPTUs dos exercícios anteriores. Quem tiver em débito, pode solicitar a isenção, desde que providencie também o parcelamento da dívida.
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: