segunda-feira, janeiro 12, 2015

Carnaval oficial será para as famílias

Os preparativos para o carnaval 2015 em Petrópolis ainda não foram divulgados pela Prefeitura, mas já é possível afirmar que pelo terceiro ano consecutivo a cidade não vai contar com os desfiles de escolas de sambas. Desde 2013, quando a prefeitura decidiu repassar a verba para a Saúde e no ano passado devido a irregularidades constatadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na prestação de contas e nas documentações das entidades carnavalescas em outros anos, o problema, que ainda não foi solucionado, impede a realização do desfile com recursos públicos.
No entanto, as festividades realizadas nos bairros da cidade estão asseguradas, segundo o carnavalesco e vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ivo Mendes da Silva, conhecido popularmente na cidade como Mestre Ivo. Os foliões vão poder participar do “Carnaval da Família”, como está sendo chamado, com shows de bandas e apresentações de escolas de samba, no entanto, um pouco menor do que foi realizado no ano passado. Os clubes da cidade, que também realizam os tradicionais bailes de carnaval, também já se preparam e os famosos blocos ensaiam.
“O carnaval já está definido, precisamos agora apenas tratar de algumas pequenas coisas na programação para começar a divulgação. Os problemas na prestação de contas de algumas escolas de samba ainda não foram resolvidos, por isso ainda não teremos os tradicionais desfiles no Centro. Mas os bairros contarão com festividades nos moldes do ano passado”, contou o carnavalesco.
Segundo ele, as festividades devem ser um pouco menores e apenas os principais bairros onde os foliões se reúnem devem ser mantidos na programação. “A festa já está em discussão no Conselho de Cultura, mas deve ser um pouco menor neste ano para a economia de verbas, porém vai sim acontecer com shows de bandas locais e escolas de samba para abrilhantar o carnaval de Petrópolis”, disse Mestre Ivo, lembrando que os tradicionais blocos estão mantidos, como o Bloco das Piranhas, em Corrêas, e o Banho de Espuma, no Itamarati.
Segundo o carnavalesco, que participou de uma reunião com a presidente da Fundação de Cultura, Thais Ferreira, para realizar pequenos ajustes na tarde de ontem, os bairros mais tradicionais que recebem um grande número de foliões são Itamarati, Alto da Serra, Retiro e Pedro do Rio. Nesses locais devem ser concentrados os shows. 
Sobre a volta dos desfiles das escolas de samba no Centro Histórico, o carnavalesco espera que no próximo ano já seja possível. “Criamos a nova liga, com entidades de samba sérias e que querem fazer um carnaval bonito e organizado em Petrópolis. Esperamos que em 2016 já possamos desfilar novamente”, contou.
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: