sexta-feira, janeiro 30, 2015

Brejal é exemplo de autogestão comunitária

Com perfil totalmente rural, a localidade do Brejal, a pouco mais de uma hora do Centro Histórico de Petrópolis, proporciona diferentes tipos de vivências aos amantes da natureza e também aos visitantes da cidade imperial. Localizada no distrito da Posse, o lugar tem como características principais o ar puro, a tranquilidade e a produção de alimentos orgânicos, que abastecem os mercados consumidores das regiões Metropolitana e Serrana.
Além de sua vocação natural para o turismo e para as atividades agropecuárias, o Brejal é também um exemplo positivo de organização comunitária. Preocupados em garantir a mobilidade dos moradores, o escoamento da produção e a viabilidade do Circuito Caminhos do Brejal, desde 2010 um grupo de moradores e agricultores se uniu em um comitê para reivindicar e fiscalizar, junto ao poder público, melhorias para os 72 quilômetros de vias do lugar.
O engenheiro civil aposentado John Willian Beith vive com a esposa há seis anos no Brejal, onde chegou a trabalhar com lavoura, gado de engorda e também na criação de marrecos de Pequim. Um dos primeiros a participar do comitê de estradas, ele se reúne toda primeira sexta-feira do mês com outros nove moradores, além de representantes da Prefeitura e da Emater-Rio para debater soluções para a manutenção das 14 estradas da localidade. “Cada membro é responsável por um trecho. Na reunião, discutimos as prioridades de manutenção e apresentamos as demandas para as secretarias municipais de Obras, de Agricultura e para a Engenharia Rural da Emater-Rio. Hoje nossas estradas estão bem conservadas”, explicou Bill, apelido pelo qual é conhecido popularmente.
A experiência com as estradas foi tão satisfatória que motivou a criação, no ano passado, de um comitê específico para comunicações, onde moradores e produtores discutem possíveis soluções para problemas relacionados à telefonia fixa, móvel e internet. “Esse outro comitê se inspirou em um exemplo que deu certo. As pessoas precisam se organizar para garantir seus direitos”, defendeu Bill.
Ângela Katsumoto, da Associação dos Produtores Rurais do Brejal, também está satisfeita com a conservação das estradas. “A comunidade ganhou mais qualidade de vida depois da formação do comitê. Atualmente, economizo, em média, 15 minutos em cada deslocamento, seja para lazer, trabalho ou mesmo em compromissos médicos”, comemora.
O coordenador regional do Programa Estradas da Produção (da secretaria estadual de Agricultura), Adão Luiz Bernardo Dias, acredita que parcerias são vitais para o sucesso de qualquer iniciativa. “Uma comunidade rural organizada cria a possibilidade de planejar previamente todas as ações comuns ao grupo e, posteriormente, avaliar as ações bem sucedidas, aperfeiçoá-las e, principalmente, corrigir as ideias que não deram certo. Quem sabe dos problemas que ocorrem na comunidade são os próprios moradores. Cabe aos técnicos procurar sempre adaptar as tecnologias aos anseios deles”, explicou.

Investimentos em todo município
Em parceria com a Prefeitura, o Programa Estradas da Produção recuperou, desde 2011, mais de 400 km de estradas rurais petropolitanas com limpeza e retirada de vegetação, nivelamento do leito da via, compactação, ensaibramento, retirada de barreiras, construção de valas de drenagem, entre outras tarefas. Ao todo, foram mais de 5.600 agricultores beneficiados com cerca de 300 hectares produtivos recuperados. Tudo isso vem permitindo o escoamento da produção rural e o deslocamento de moradores, oferecendo mais comodidade para a população.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: