quarta-feira, janeiro 14, 2015

Primeiro teste de sirenes de alerta de 2015 tem bom resultado

As 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme de Petrópolis foram testadas no último sábado, pela Secretaria de Defesa Civil. No acionamento remoto, pela internet, todas funcionaram perfeitamente. 

As 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme de Petrópolis foram testadas no último sábado, pela Secretaria de Defesa Civil. No acionamento remoto, pela internet, todas funcionaram perfeitamente. Já no acionamento manual, duas apresentaram falhas: a do Duques e a da Rua Nova, na 24 de Maio. No mesmo dia, a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos foi informada e já realizou os reparos.
Para o secretário de Defesa Civil, Rafael Simão, o resultado foi positivo, já que o teste mostrou que o município poderá contar com as sirenes caso seja necessário.  Ele lembrou que as sirenes são a melhor ferramenta de prevenção a curto prazo que Petrópolis possui.
“O ideal é que o morador de área de risco já tenha definido um local seguro para ir sempre que começar a chover forte. Pode ser a casa de um amigo ou parente que não fique em área de risco. O morador já deve também deixar perto da porta um kit emergência, com documentos, remédios, capas e guarda-chuvas, material de higiene e calçados apropriados. Quando começar a chover forte, é para ser automático: o morador reúne a família, pega o kit e vai para o local seguro já determinado. Isso antes mesmo de a sirene tocar. A sirene, com o alerta de risco de deslizamentos generalizados, é o último aviso de que é para sair de casa“, disse o secretário.
No fim de 2014, a Prefeitura implantou um novo alerta das sirenes, que é o alerta para possibilidade de chuvas fortes, somando-se ao alerta de risco de deslizamentos generalizados no bairro. “Essa é mais uma ferramenta que temos para informar a população, para que todos possam se prevenir”, disse o secretário Rafael Simão.
Para se informar mais sobre dicas de prevenção de desastres das chuvas e sobre os alertas da Defesa Civil, a população pode acompanhar a Secretaria de Proteção e Defesa Civil pelo Facebook (facebook.com/defesacivilpetropolis).
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: