sábado, abril 25, 2009

Vacinação contra a gripe começa hoje em todos os postos

Secretaria de Saúde pretende vacinar 80% dos idosos

A Campanha Nacional de Vacinação dos Idosos começa nesse sábado, dia 25, com o slogan Deixe a gripe na saudade. Vacine-se. Todos os 48 postos de saúde e PSFs e também o Hospital Alcides Carneiro e Hospital Unimed participam da campanha no primeiro dia de vacinação contra a gripe, que terá atendimento das 8h às 17h. Já nos demais dias, até 8 de maio, de segunda a sexta-feira, o horário é de 8h as 16h.

Em Petrópolis são 43.696 idosos e todos com 60 anos ou mais devem procurar as unidades de vacinação. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar, no mínimo, 80% dos cidadãos nessa faixa etária, lembrando que no ano passado essa porcentagem não foi alcançada. O município recebeu 32 mil doses da vacina, mas ao longo da campanha o Ministério da Saúde realizará a entrega de mais doses, caso seja necessário.

Ao todo, 500 profissionais participarão do "Dia D" da campanha. Apenas pessoas com alergia a ovos não podem ser vacinadas. A gerente de imunização do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Alessandra Cardoso, desmistifica algumas informações sobre a vacina contra a gripe.

"O vírus aplicado está morto e, por isso, não tem como a pessoa contrair a doença por conta da vacina. O que pode acontecer é já estar com o vírus e obviamente ficar gripada. A vacina é válida por um ano, então, mesmo quem foi vacinado no ano passado terá que ser imunizado novamente. Isso porque o vírus sofre mutação a cada ano, fazendo com que a vacina tenha que ser desenvolvida especificamente para aquele vírus", explicou.

A equipe de epidemiologia mantém cadastro das pessoas que são impossibilitadas de comparecer a um posto de vacinação. Após a campanha, por meio de um posto volante, essas pessoas são imunizadas contra influenza na própria casa. Quem ainda não tiver cadastro pode entrar em contato com o setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde pelo telefone 2246-6796 e solicitar a imunização.

Quem já tiver a carteira de vacinação deve levá-la e também documento de identificação.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: