sábado, abril 18, 2009

No aniversário do site, parabéns ao morador

Parece que foi ontem, mas o nosso blog de jornalismo local completa um ano este mês. Criado em 14 de abril de 2008, o Bairros.
com (oglobo.com.br/bairros) passou a ser um porta-voz virtual dos leitores dos 13 cadernos regionais que circulam em O GLOBO e no “Extra”, somando mais de 2,5 milhões de visitas.
Nossos leitores mandaram 893 colaborações para o “Eu-repórter”, o canal de interatividade de O GLOBO na Internet, e 651 opiniões.
Mais do que nunca, as sugestões dos internautas se tornaram parte obrigatória das reuniões de pauta das equipes.
Seja um vazamento de água, a poda de uma árvore, moradores de rua ou o sumiço de cães e gatos, os assuntos registrados pelos leitores ganharam a tela da internet e as páginas dos cadernos.
Hoje, além dos registros diários de flagrantes, há espaços especiais, como “Samba nos bairros”, “Na luta contra a dengue” e “Água na boca”, no qual você encontra as receitas enviadas pelos leitores e as que são publicadas nos nossos cadernos. E, nos suplementos que circulam no “Extra”, o Tião Buracão, irmão do João Buracão, registra, com a sua presença, os buracos da cidade.
Os colunistas também aproveitam a interatividade. Seja por meio de notas fresquinhas, de histórias antigas ou com a brincadeira, que já ficou clássica, de adivinhar os lugares em fotos antigas.
Uma luta constante por melhorias e pela participação da sociedade

“Quem faz Petrópolis somos nós.” Com esta frase na assinatura dos emails que envia, o carioca Paulo Cardozo, de 45 anos, é um dos moradores mais atuantes de Petrópolis. Leitor assíduo do GLOBO-Serra, é quem registra o maior número de contribuições para a seção Eu-repórter, pedindo por melhorias na cidade onde vive há 38 anos. E, por isso, foi o escolhido para representar a Serra no aniversário do Bairros.com.

Sua relação com Petrópolis começou aos 7 anos, quando o pai se mudou para a Cidade Imperial em busca de emprego na área têxtil, já que o município era a grande referência na área.

— Os tempos estavam difíceis e meu pai resolveu se mudar para cá com a família toda em busca de qualidade de vida.

Qualidade de vida, por sinal, é o principal atrativo para que o técnico em informática continue a viver com a família — a mulher, com quem é casado há 24 anos, e os dois filhos, Thiago, de 22 anos, e Juliana, de 8 — em Petrópolis: — O sossego, a paz, não ter tanta violência e as temperaturas mais amenas também me fazem gostar mais de viver aqui. A qualidade de vida é insubstituível.

Há nove anos, Cardozo faz diariamente o trajeto Petrópolis-Rio. Em 2003, juntou-se a outros moradores para lutar por melhorias no transporte.

— Formamos um grupo, o Pax-Petrópolis, para buscar a melhoria do serviço e conseguimos várias vitórias — cont a . — B i m e s t r a l mente participamos de uma reunião com a empresa.

Se a tranquilidade é um ponto alto de Petrópolis, a ausência de programas culturais de qualidade é uma das carências.

— O custo de vida aqui é alto — dispara. — A população precisa participar mais. As pessoas têm que aprender a lutar por melhorias. A cidade cresceu desordenadamente.

Falta esgoto e um sistema de transporte urbano mais estruturado. Não podemos nos acomodar.
“As pessoas têm que aprender a lutar por melhorias. Não podemos nos acomodar” PAULO CARDOZO
Fonte: O Globo Serra

Nenhum comentário: