quinta-feira, abril 16, 2009

Petrópolis Rural abre hoje no Parque de Exposições

O Parque de Exposições de Itaipava abriga a partir de hoje a primeira edição do Petrópolis Rural, evento promovido pela Prefeitura com o objetivo de divulgar a produção rural do município e incentivar o comercio da região. O evento se estenderá até o dia 3 de maio e tem entre os destaques as exposições de cavalos Manga Larga Marchador e Campolina, que acontecem até o dia 26 de abril, com a presença de grandes criadores, além de produtores rurais e agroindustriais. Ao contrário da extinta Exposição Agropecuária, que tinha um perfil de atrair uma multidão para shows, o Petrópolis Rural, é um evento destinado a um público diferenciado.
“É um evento voltado para a família e para pessoas que se interessam por esses animais, além de um lugar para negócios”, explica o funcionário da Emater Leonardo Faver, que acompanhava ontem os preparativos no Parque municipal. À tarde, os preparativos já estavam sendo finalizados e alguns cavalos já treinavam na arena montada para a exibição dos animais. Até o fim da tarde de hoje todos os detalhes serão finalizados.
O grande destaque do evento são as duas exposições de cavalos. A primeira delas, que abre o evento, será a 23ª Exposição Estadual de Cavalos Manga Larga Marchador, onde serão exibidos cerca de 300 animais. Na semana que vem, outros 350 animais da raça Campolina chegam ao evento para participar da Exposição Nacional do Campolina Pampa e outras pelagens. A expectativa é de que além de oferecer aos petropolitanos uma oportunidade de lazer diferenciado, o evento possa movimentar a economia local, atraindo criadores e produtores de outras regiões.
Na área do parque está sendo montado um pavilhão onde os visitantes encontrarão produtos hortifrutigranjeiros produzidos na região e produtos de agroindústria. “Nesse espaço teremos produtos in natura de todas as associações e comunidades produtoras. Teremos também uma área com produtos finais, como geléias, mel e pães, por exemplo. Com isso, será possível mostrar o potencial da região rural”, explica Leonardo Faver, lembrando que o espaço terá também uma horta escola, com venda de mudas. Animais de pequeno porte como galinha garnizé, ovelhas, pôneis e aves também estão expostos em uma espécie de fazendinha. “Estamos agendando com algumas escolas para que os alunos sejam trazidos pela manhã para conhecer o evento”, finaliza.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: