quinta-feira, agosto 23, 2007

Segunda etapa de vacinação contra a pólio será no sábado

A segunda etapa da campanha de vacinação contra paralisia infantil acontece no próximo dia 25 de agosto, sábado, e tem a atriz Heloisa Perissé e as filhas Antonia e Luisa como madrinhas. A vacinação acontece em todo o Brasil e também em Petrópolis, das 8h às 17h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, serão 74 postos fixos e 16 volantes, com 700 pessoas trabalhando para atender as crianças menores de 5 anos. A secretaria informou que recebeu 33 mil doses para esta campanha e que a expectativa é de vacinar 24 mil crianças, sendo que na primeira etapa, ocorrida em junho, foram vacinadas cerca de 20,2 mil. A Secretaria de Saúde informou que os postos de saúde do município estão abastecidos com todas as vacinas, portanto, os cartões atrasados podem ser corrigidos no sábado, em qualquer posto de saúde do município.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 16.374.421 da população infantil de zero a quatro anos completos de idade, correspondente a 95% do total das crianças nessa faixa etária (17.236.233), em todo o Brasil. Em 1980, iniciaram-se os Dias Nacionais de Vacinação contra a poliomielite, quando num único dia foram vacinadas mais de 18 milhões de crianças menores de cinco anos, com cobertura vacinal plena.

O sucesso da campanha vem se repetindo, apesar de algumas oscilações nos percentuais de crianças vacinadas. O último caso de poliomielite foi registrado no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem. Desde então o País assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais de forma homogênea e uma vigilância epidemiológica ativa, visando evitar a re-introdução do poliovírus.

Nenhum comentário: