sábado, agosto 25, 2007

Rodovia Rio-Petrópolis terá uma nova pista de subida

Nâo é piada, mas parece!!!!


Obra, prevista no contrato de concessão, começa em 2013


A Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer) vai construir uma nova pista de subida na estrada que liga o Rio a Petrópolis (BR040). A obra, prevista no contrato de concessão da estrada, deve ser iniciada em 2013 e entregue quatro anos depois, de acordo com o diretor de engenharia e operações da companhia, Ricardo Barra. O traçado da nova via ainda não foi definido, mas será projetado de acordo com os resultados de um extenso diagnóstico ambiental da região serrana e de uma análise das condições operacionais atuais da pista.

— Entregamos o estudo que detalha as condições da via atual à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Dependendo da análise deles, é possível que a obra da nova pista seja antecipada. É importante dizer que o novo traçado será escolhido a partir das características ambientais da região.

Vamos priorizar obras nas áreas com vegetação menos conservada — diz o diretor.

Nova pista será cinco metros mais larga do que a atual A pista antiga, inaugurada na década de 30 pelo então presidente da República, Washington Luiz, está perto do limite de sua capacidade — de acordo com a Concer, a via suporta um aumento de apenas 15% do tráfego atual. Além disso, os técnicos afirmam que, do ponto de vista geométrico, está ultrapassada: é excessivamente sinuosa, especialmente para veículos mais pesados.

— Há um volume grande de caminhões, como os cegonhas, que seguram o trânsito nas curvas.

Em casos de veículos muito pesados, temos criado operações especiais. Muitas vezes, optamos por fechar a pista de descida, que é mais moderna e larga, para subir na contramão, à noite — explica Barra.

A atual pista, além de sinuosa, tem apenas sete metros de largura. A nova via será, de acordo com a Concer, pelo menos cinco metros mais larga.

Hoje, o fluxo na subida da RioPetrópolis gira em torno de 15 mil veículos por dia, e aumenta cerca de 2% ao ano.

A Concer afirma que, na construção da pista, vai levar em conta a questão ambiental.

Ricardo Barra disse que a empresa vai concentrar os gastos com tecnologia nas áreas mais conservadas da via: — Na parte baixa da estrada, mais urbanizada, faremos uma obra comum. Mas, na serra, onde há flora e fauna conservadas, utilizaremos toda a tecnologia disponível para causar o menor impacto possível.

A Concer planeja continuar administrando a antiga pista de subida depois que a nova via estiver pronta. O plano é criar medidas mitigadoras, como a transformação da via numa estrada-parque, com fins turísticos, aproveitando a vegetação de Mata Atlântica que domina a região.

A nova subida Rio-Petrópolis não é o único projeto viário na Região Serrana. A CRT, concessionária que administra a RioTeresópolis (BR-116), espera a licença do Ibama para construir a terceira faixa da via, num trecho de cerca de 12 quilômetros.

A obra, que não envolve desmatamento, também está prevista como uma das obrigações do contrato de concessão.


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