sábado, agosto 25, 2007

Fogo consome Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Equipes do Corpo de Bombeiros de Petrópolis e do Grupamento da Brigada de Incêndio do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Previ Fogo) trabalharam durante todo o dia de ontem no combate a um incêndio de grandes proporções que há alguns dias está consumindo uma faixa de Mata Atlântica, no Caxambú, em uma área de preservação ambiental do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

No início da noite de ontem, as equipes continuavam trabalhando no local e ainda não era possível saber a extensão da área atingida. Os focos de incêndio naquela região tiveram início no domingo. Segundo o Corpo de Bombeiros, surgiram nos últimos dias vários focos de fogo no Caxambú Grande.

Na manhã de ontem, moradores da região perceberam o aumento da fumaça e preocupados com o alastramento do fogo mais uma vez acionaram o Corpo de Bombeiros. Devido à dificuldade de acesso, foi usado um helicóptero para levar os bombeiros até uma área próxima do incêndio.

No alto do morro o trabalho das equipes foi árduo. Os militares utilizaram sacos costais (espécies de mochilas, onde é possível transportar apenas 20 litros de água) e abafadores para combater as chamas. Em alguns pontos foram necessários enxadas e facões para abrir clareiras, evitando desta forma que o fogo se alastrasse ainda mais.

À tarde, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Mustrangi, disse que a área atingida é de proteção federal e informou que equipes do Ibama e da brigada de incêndio do parque, estão atuando junto com o Corpo de Bombeiros de Petrópolis no combate ao incêndio.

Manacial fora de perigo

No Caxambu, existe um manancial da rede de águas e esgoto de Petrópolis. De acordo com a assessoria da Concessionária Águas do Imperador, o manancial não corre risco de ser afetado pelo incêndio, pois estaria muito longe do foco.

O clima seco do inverno contribuiu com o alastramento do fogo. De acordo com o responsável pela medição pluviométrica da região, Adriano Martins Oliveira, a última chuva naquela região foi registrada no dia 30 de julho, e teve índice pluviométrico baixo (13.4 mm). Segundo ele com a vegetação seca um pequeno pedaço de vidro pode causar o incêndio. Outro risco iminente nesta época são os balões.

Nenhum comentário: