quarta-feira, junho 16, 2010

Inverno triplica chances no setor turístico

As baixas temperaturas registradas nas últimas semanas dão o tom do inverno rigoroso que está por vir e trazem boas perspectivas para o setor de hotelaria e serviços na Região Serrana. Desde o fim do mês passado, hotéis e pousadas de Petrópolis registram um movimento acima da média. O aumento de movimento reflete diretamente nas oportunidades de empregos para petropolitanos que buscam uma vaga no mercado de trabalho. De acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o setor de hotelaria atualmente emprega cerca de 2.800 profissionais, e a expectativa é de que este número triplique durante o período de alta temporada.
“Estatísticas do Ministério do Turismo mostram que para cada emprego fixo que temos, duas vagas temporárias são abertas. Petrópolis segue essa tendência. Com isso, a previsão é de abrirmos 5.600 empregos temporários diretos”, acredita o presidente do Convention Bureau em Petrópolis, Flávio Câmara.
Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados de Hotelaria, Turismo e Serviços, Luiz Carlos de Carvalho, somados os setores de serviços como bares e restaurantes, o número de profissionais registrados atualmente na cidade passa de quatro mil, mas muitos profissionais atuam como free-lancer, de forma que o sindicato não tem uma estatística precisa sobre aumento no número de vagas. “Independente de ser alta temporada, Petrópolis é uma cidade em que restaurantes e bares já aumentam o número de funcionários nos fins de semana, com a contratação de autônomos. Temos restaurantes, por exemplo, que têm quatro funcionários efetivos, mas nos fins de semana contratam mais 10, 11 funcionários para dar conta da demanda”, afirma.
Para atrair e agradar os visitantes, hotéis e pousadas estão programando uma série de eventos, que aliados ao frio da Serra devem contribuir para a permanência dos turistas na cidade. “Estamos com a expectativa de ter o melhor inverno dos últimos cinco anos. No fim do mês de maio e início de junho, já estávamos com uma taxa de ocupação acima da média.
No feriado de Corpus Christi, por exemplo, registramos cerca de 90% de ocupação. Nossa expectativa é muito boa, temos muitas atividades prevista para este inverno: a Bauernfest; o Festival Gastronômico Alemão; o inverno de fondues, caldos e muito mais; os dois festivais de inverno; a Master Casa; o Festival de MPB e Bossa Nova no Vilarejo. Teremos muitas coisas acontecendo, muitos atrativos para os visitantes entre junho e setembro. A temporada de inverno termina com a realização do Serra Wine Week e o Circuito Gastronômico Italiano”, adianta Flávio Câmara.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: