quinta-feira, junho 17, 2010

Começam as obras do Parque Fluvial

A primeira parte das obras do Parque Fluvial do Rio Piabanha terá início nessa semana, quando será assinado o Termo de Cooperação pelo prefeito Paulo Mustrangi; a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos; e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira. O evento contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e será realizado às 10h de sábado, na sede da Subprefeitura, em Itaipava.
O projeto completo prevê a recomposição da mata ciliar da orla, reassentamento de famílias, a criação de ciclovias e ecovias, praças, entre outras ações ambientais no distrito, ao longo de 32Km, sendo 26Km do Rio Piabanha e 6Km do Rio Santo Antonio.
Para a realização dessa primeira parte da obra que contempla 3Km do trecho entre a ponte dos Arcos e a foz do Santo Antonio para a implantação de ciclovia, ecovia, gramado, calçadão e a Praça da Confluência do Rio Piabanha com o Rio Santo Antonio, a Prefeitura de Petrópolis e a Secretaria do Ambiente conseguiram um investimento de R$ 1,5 milhão por meio do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).
O projeto será feito em partes, de acordo com o envio de verba. O objetivo é incentivar o ecoturismo e o lazer, restaurar a biodiversidade local, evitar o assoreamento dos rios e fortalecer os corredores verdes de Mata Atlântica. O projeto prevê intervenções desde o Retiro à Posse.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: