quarta-feira, junho 09, 2010

“Vacinou é gol!” – Campanha de Vacinação contra Poliomielite 2010


No próximo sábado, dia 12 de junho, será lançada a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil), do Ministério da Saúde.

O slogan da campanha deste ano será: “Vacinou é gol!”. Todas as crianças menores de cinco (5) anos devem ser vacinadas.

Petrópolis estará participando e a vacinação estará disponível das 8h às 17h, em todos os Postos de Saúde e no Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira.

A meta de alcance vacinal preconizada pelo Ministério é de 95% das crianças da cidade.

Segundo o Ministério da Saúde, deve-se evitar vacinar crianças com infecções agudas, com mais de 38ºC de febre, com hipersensibilidade a algum componente da vacina, que já apresentaram reação anormal anteriormente, imunologicamente deficientes ou com deficiência imunológica congênita, e com história de paralisia flácida associada à vacina.

A Poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus que geralmente ataca as crianças. A transmissão acontece quando as fezes infectadas entram em contato com a boca. Em casos raros o contágio acontece também pelo ar. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea. Apresentando flacidez muscular, ausência de reflexos e sensibilidade conservada nos membros inferiores normalmente.

Vacinação H1N1 (gripe suína)

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, prorrogou a vacinação contra H1N1, com vistas de alcançar a população de 2 anos a menores de cinco anos, até o dia 11 de junho de 2010. A Secretaria de Saúde de Petrópolis resolveu estender o prazo para todas as faixas etárias que fazem parte do protocolo do Ministério da Saúde.

Desta forma, todos que se enquadram no protocolo e ainda não se vacinaram, podem se dirigir a um dos locais de vacinação para se imunizar.

Todos os Postos de Saúde e o Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira, estarão oferecendo a vacina.

Até o último levantamento da Coordenação de Epidemiologia, foram vacinadas um total de 133.788 pessoas contra a H1N1 no município de Petrópolis.

Fonte: Ascom PMP

Nenhum comentário: