terça-feira, junho 08, 2010

Festa gastronômica confirmada em outubro

Receita garantida de sucesso de público, sabores e atrações, o Petrópolis Gourmet celebra dez anos de deliciosas viagens gastronômicas e culturais. Este grande acontecimento anual é considerado um dos maiores eventos do setor no país, e temperando tudo isso uma combinação imbatível: o charme da Cidade Imperial, o clima da serra e ingredientes cultivados a poucos metros dos hotéis, restaurantes e pousadas. A décima edição do festival acontecerá de 28 de outubro a 27 de novembro de 2010 e promete aguçar o paladar dos seus participantes, comprovando mais uma vez o potencial gastronômico de Petrópolis. A cidade vai reunir renomados chefs da gastronomia local, nacional e internacional e ser palco de diversas manifestações artísticas como artes plásticas e cênicas, música, mostra de cinema e artesanato. Em dez anos, é a consolidação do Petrópolis Gourmet como elemento relevante para a cultura petropolitana. Como ocorre em todas as edições, será um evento participativo, democrático e popular, valorizando a mão-de-obra local, revivendo a gastronomia no contexto histórico e cultural do município e mostrando a hospitalidade dos moradores.
Para começar com o pé direito as comemorações, o festival acaba de ser vitorioso na Chamada de Projetos do Ministério do Turismo para apoio a eventos geradores de fluxo turístico – aqueles que efetivamente contribuem para a movimentação de fluxos turísticos regionais, nacionais e internacionais no Brasil e para a propagação da imagem positiva do país. Em 2009, o projeto foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado Cultura do Rio de Janeiro, benefício renovado para este ano também.
Segundo Flávio Câmara, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, entidade realizadora do evento, este será o maior festival gastronômico realizado até então no Estado do Rio de Janeiro. “Fomos selecionados dentro de 31 projetos do país geradores de fluxo turístico. É uma grande honra e uma grande responsabilidade fazer parte deste seleto grupo, pois nesta chamada foi lançado um edital com parâmetros avaliadores em diversas categorias e diferentes pontuações. A infraestrutura do projeto já está garantida, que é a grande tenda gastronômica ao lado do Hortomercado Municipal, onde acontecerão as principais atividades do evento”, disse.
O tema do Petrópolis Gourmet é escolhido com base em datas importantes ou comemorações principalmente históricas. Como neste ano o festival celebra uma década, este será o grande enfoque, mas os restaurantes que participam devem sempre elaborar um menu de acordo com esse tema. Pensando nisso, a ideia central é que eles pesquisem sobre os pratos executados nas edições anteriores e façam uma releitura desses cardápios ou elaborem uma nova receita, utilizando obrigatoriamente alimentos orgânicos, por serem produtos cada vez mais presentes na mesa do brasileiro.
Unir os produtores rurais e os chefs já era um desejo antigo dos organizadores do Petrópolis Gourmet. A Região Serrana, além de ser precursora do movimento dos orgânicos no estado e no país, é responsável pela produção de 70% das verduras, frutas e legumes do estado do Rio de Janeiro. Foi em Petrópolis, há 25 anos, que se iniciou o movimento em prol da agricultura orgânica e do desenvolvimento sustentável. A região do Brejal foi uma das primeiras a implantar a agricultura orgânica, e hoje cerca de 40 agricultores produzem e comercializam para os melhores restaurantes da região.
As atividades programadas para 2010 são de dar água na boca e com certeza será um festival cheio de sabor e cultura na cidade famosa por sua importância histórica, natureza exuberante, clima agradável e pólo gastronômico. As belezas de Petrópolis dividirão suas atenções com os prazeres da boa mesa. “Convidamos os gourmets, estudantes, amantes da gastronomia, empresários do setor e público em geral para marcar em suas agendas a participação no X Petrópolis Gourmet, e, sem dúvida nenhuma, poder desfrutar do que há de melhor na gastronomia do Estado do Rio de Janeiro”, concluiu Flávio Câmara.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: