sábado, junho 26, 2010

Moradias e lixo Piabanha abaixo

Quem percorre a Estrada União e Indústria mal vê o Rio Piabanha, que corre paralelo à estrada. A ocupação de suas margens por moradias e pelo comércio começou a preocupar ambientalistas há alguns anos. Esse grupo tem agora sua primeira conquista com o começo das obras do Parque Fluvial do Rio Piabanha, executadas pela Secretaria de Ambiente de Petrópolis em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O projeto prevê a recuperação da vegetação e a construção de ciclovia e calçadão num trecho de três quilômetros na confluência do Piabanha e do Rio Santo Antônio.
Essa primeira fase terá verba de R$ 1,5 milhão em recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).
Na avaliação de Iara Valverde, ambientalista que participou da construção da Área de Proteção Ambiental (APA) Petrópolis, ocupar as margens do rio é uma forma de prevenção.

— A criação de parques fluviais evita que esses espaços deem lugar a mais moradias e empreendimentos. Ao disponibilizar o local para o lazer, incentiva-se ainda mais a preservação — avalia Iara.

O Rio Piabanha alimenta o Paraíba do Sul, que abastece o Rio de Janeiro.
Fonte: O Globo Serra

Nenhum comentário: