sábado, maio 16, 2009

Mais cinco meses de obras na BR-495

Intervenção prevê construção de um muro com cinco metros de altura e 30 de extensão

Quem trafega pela BR-495, que liga Teresópolis a Itaipava, vai precisar de paciência para conviver com as obras na rodovia por um longo período.
Há um mês, um trecho de cerca de 35 metros, próximo a Itaipava, foi interditado em caráter emergencial para a contenção de encostas. A intervenção deve durar mais cinco meses, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). E, para pôr fim ao abandono da estrada, que tem mais de 70 anos, no dia 2 de junho o órgão lançará edital para concorrência entre empresas interessadas na restauração completa da rodovia.

As obras já iniciadas, a cargo da construtora Macadami, também visam à proteção de uma casa que corre risco desabar sobre a pista, no quilômetro 32 da rodovia, onde, em fevereiro, a chuva causou desabamento de terra.
Dnit investe quase R$ 2 milhões
Uma verba de R$ 1,8 milhão foi destinada à obra emergencial de contenção da BR-495 na altura de Itaipava. Um muro, com cinco metros de altura e extensão de aproximadamente 30 metros, será construído no local para evitar que qualquer deslizamento de terra chegue à pista. O acidente que levou à intervenção aconteceu em fevereiro, cerca de um ano depois que a mesma estrada afundou, em decorrência das chuvas, nos quilômetros 15 e 16.

— Há uma casa muito alta e próxima ao barranco. Em fevereiro, houve o escorregamento do material do terreno do proprietário, por isso estamos agindo para dar segurança aos que passam na rodovia — explica Rogério Nasser, engenheiro supervisor do Dnit em Teresópolis, responsável pela BR-495.
Desde o dia 22 de abril, cerca de dez homens trabalham na rodovia para concluir o serviço antes do prazo.

— Esta intervenção tem seis meses para ser executada, mas a previsão de conclusão é de cinco meses. O muro vai dar firmeza ao talude.
Além disso, está sendo feita uma injeção de concreto para fixar os resíduos — diz ele.
As obras acontecem de cima para baixo. A primeira fase, concluída, segundo o Dnit, foi a limpeza do barranco.
Atualmente, o grupo trabalha na perfuração do terreno para fixar uma tela com concreto jateado.
A ferragem necessária para estruturar o muro de contenção já está estocada.
A restauração completa da BR-495, cuja licitação será aberta em junho, prevê a substituição das placas do pavimento de concreto, a drenagem dos bueiros e retoques nas obras do ano passado, que contornaram os estragos das chuvas no carnaval de 2008. Planeja-se também a ampliação da rodovia em alguns trechos.

Um dos seus problemas atuais é a retenção do trânsito causada pela dificuldade de ultrapassagem.

— Vamos tentar o possível para criar alguns pontos de ultrapassagem — diz Nasser.
No ano passado, foram investidos cerca de R$ 20,5 milhões em reparos na BR-495.
As intervenções incluíram a construção de cinco muros de contenção; obras de retaludamento (cortar o talude para suavizar a inclinação); hidrossemeadura (plantio sobre área degradada para evitar erosão) e drenagem, desviando a água que escoa na estrada até o leito do rio. Além disso, os gabiões (pedras em saco de malha de ferro) deteriorados com a chuva foram corrigidos ou substituídos.
A INTERVENÇÃO iniciada há um mês para contenção de encosta no quilômetro 32 da BR-495, próximo a Itaipava (à esquerda); abaixo, à direita, a construção de um dos cinco muros de contenção que fizeram parte das obras emergenciais ao longo de 2008; abaixo, à esquerda, a estrada após os deslizamentos que afundaram dois trechos, nos quilômetros 15 e 16, com as chuvas do ano passado.
Fonte: O Globo Serra

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