quinta-feira, maio 28, 2009

CONCER

Publicado Hoje na coluna "Negócios & Cia", da Flavia Oliveira :

TOQUE DO LEITOR

Subida da serra
“A Concer concluiu a duplicação do trecho de 37 quilômetros da BR-040, de Juiz de Fora a Matias Barbosa (MG). É boa notícia, mas um dos trechos mais perigosos, com maior volume de trânsito e onde há mais acidentes, está abandonado. Trata-se da subida da serra, de Xerém a Petrópolis. Mesmo em pista dupla, o trecho é apertado, inadequado para caminhões mais modernos, sem acostamento, sinuoso e cheio de buracos. Uso a BR-040 diariamente e o descaso é flagrante”.
Carlos Alberto Carneiro, de Petrópolis

Realidade é outra
“É bom a Concer ter concluído a duplicação de um trecho da BR-040. Mas a realidade da empresa é outra para quem vive e precisa transitar entre Petrópolis, Rio e adjacências. A estrada RioPetrópolis está esquecida pelas autoridades que coordenam as concessões.

Há buracos na subida da serra que têm a mesma marca de remendo desde 1980. Sou carioca e morei em Petrópolis por muitos anos.

Já sofri muito com os problemas da via — e ainda sofro, quando volto à cidade”.
Nei Leão, de Brasília

As cartas acima foram duas das seis que a coluna recebeu após a publicação da nota sobre o investimento de R$ 163 milhões da Concer na duplicação de um trecho da BR-040. A concessionária informa que, pelo Plano de Exploração da Rodovia BR-040, a obra na pista de subida da serra de Petrópolis deveria ocorrer entre 2012 e 2015. “A Concer, entretanto, planeja antecipar o início da obra para 2011, encurtando o prazo de execução para três anos”, diz a empresa em nota. O diagnóstico ambiental referente à nova pista já foi concluído. O projeto depende de aprovação da ANTT, órgão regulador.

Nenhum comentário: