sábado, abril 09, 2016

Pescaria no Rio Piabanha em Cascatinha

Pouca gente sabe, mas sob a ponte que liga a Rua Oliveira Bulhões à antiga Vila Operária da Companhia Petropolitana, em trecho do Rio Piabanha, boa quantidade de peixe das espécies Tilápia e Acará está se desenvolvendo em grande número. O local inclusive virou área de pescaria.
Mas o que mais chama atenção é que mesmo com o despejo de esgoto lançado in natura no rio, os peixes sobrevivem tranquilamente. E, por incrível que pareça um verdadeiro cardume costuma se abrigar no espaço, levando claro alguns pescadores.
Na manhã desta sexta-feira (8), o Diário encontrou sob a ponte o comerciante Lafaiete Vieira Machado, de 56 anos e o filho dele, o estudante Wesley dos Reis Machado, de 12. Ambos estavam com molinetes e iscar para fisgar alguns peixes.
- É uma terapia e ao mesmo tempo uma diversão – explicou Lafaiete, que sai de Madame Machado para pescar com o filho naquele trecho do rio.
Ele disse ainda que costuma levar miolo de pão, ração e minhocas como iscar para a pescaria.
- Cada peixe pesa em média 600 gramas e a gente só pesca mesmo por distração – afirmou o comerciante.
Declarando ser apaixonado por pescaria, Lafaiete disse que se o rio fosse mais limpo a quantidade de peixes seria ainda maior.
- Mesmo com a poluição a Natureza mostra sua força – argumenta.
Como bons pescadores Lafaiete e Wesley gostam de ficar em silêncio, que foi interrompido apenas com a chegada da reportagem. A dupla lembrou que em determinados dias muitas pessoas ficam no local pescando e, geralmente no fim do dia.
Espécies podem fazer o controle biológico
 
Tilápia é o nome comum dado a várias espécies de peixes ciclídeos de água doce pertencentes à subfamíliaPseudocrenilabrinae e em particular ao gênero Tilapia. São nativos da África, mas foram introduzidas em muitos lugares nas águas abertas da América do Sul e sul da América do Norte e são agora comuns naFlórida, Texas e partes do sudoeste dos Estados Unidos, sul e sudeste do Brasil. No sudeste esta espécie é um dos principais peixes da pesca artesanal, principalmente no Rio Grande, Estado de Minas Gerais. EmAngola também recebe o nome cacusso.

As tilápias são peixes criados para alimentação humana, sendo a sua carne bastante apreciada, pois é leve e saborosa. Em algumas regiões o peixe é colocado nos arrozais, depois de plantado o arroz, onde cresce até ao tamanho pronto para consumo (12–15 cm), na mesma época em que o arroz está pronto 
para a colheita.
A tilápia é um excelente controle biológico para alguns problemas de infestações de plantas aquáticas. Eles preferem plantas aquáticas que flutuam, mas também consomem algumas algas fibrosas. É um peixe adaptável à água salgada.

Já o Acará (Pterophyllum) é um gênero de peixes de água doce, pertencente à família Cichlidae que compreende atualmente três espécies endêmicas da América do Sul. Vive em cardume e alimenta-se predominantemente de pequenos crustáceos, peixes, larvas, insetos e outras matérias orgânicas. Na época da reprodução formam casais que passam a defender um território e afastam dele todos os peixes que o habitam.

Nativos da bacia Amazônicahttps://pt.wikipedia.org/wiki/Acar%C3%A1 - cite_note-4 podem chegar a 15 centímetros de comprimento e habita pequenos rios e lagos com densa vegetação aquática. As suas principais características são as suas variadas colorações, que se desenvolveram ao longo do tempo, o formato triangular do seu corpo e as suas longas barbatanas dorsal e caudal.

É uma espécie ornamental, uma das mais populares de águas tropicais, e de grande valor comercial. Foi das primeiras a aparecer no mundo da aquariofilia e ainda é uma das mais comuns do mercado. Apesar de suscetível a várias doenças infecciosas, é um peixe resistente e pouco exigente em relação à qualidade da água, sendo uma das espécies mais indicadas para iniciantes. No entanto, podem ser agressivos com alguns peixes, não sendo indicado mantê-los com peixes muito pequenos. (Fonte: Google)
Fonte: Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: