quarta-feira, abril 06, 2016

Quase nove mil eleitores precisam regularizar o título

Os eleitores que estão com o título cancelado devem ficar atentos ao prazo para regularização: quatro de maio é a data final para estar com a situação em dia e poder votar normalmente na eleição de outubro. Em Petrópolis, 8.906 pessoas faltaram a três ou mais turnos consecutivos sem justificativa e ainda não pagaram a multa.

Para ficar com a documentação sem problemas, o eleitor faltoso deve ir ao seu cartório eleitoral e pagar a multa de R$ 3,51 por turno não comparecido. Além disso, é necessário apresentar documento de identificação original com foto (RG, CNH, certidão de nascimento ou de casamento, carteira de trabalho ou passaporte) e comprovante de residência. É preciso levar também o título de eleitor e, caso haja, deve ser apresentada também a justificativa para ausência.

Quem tiver o título de eleitor cancelado, além de não poder votar, fica impedido de: tirar passaporte ou RG, participar de concurso público ou tomar posse em função pública (bem como receber a remuneração correspondente), participar de licitações, pedir empréstimos em bancos e até mesmo renovar matrícula em estabelecimentos de ensino público.

É possível consultar a situação eleitoral no site do TSE na seção “Eleitor”: www.tse.jus.br.
O dia quatro de maio também é o último para tirar o título de eleitor a tempo de votar em 2016, para transferir o domicilio eleitoral e ainda para solicitar votação em uma seção de fácil acesso (para pessoas com deficiência).

Os cartórios das 29ª, 65ª, 85ª e 227ª zonas eleitorais ficam na Av. Ipiranga, nº 545 – Centro. Já a 226ª é na Estrada União e Indústria, nº 11.860, sala 4 – Itaipava. O horário de funcionamento é de 11h às 19h.
Biometria
Em outubro do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) anunciou que os eleitores da 226ª zona eleitoral passariam por recadastramento biométrico. A novidade é que ela não a informação das digitais não serão mais cobradas para a votação. O TRE decidiu que apenas os eleitores das cidades de Niterói e Armação dos Búzios terão que fazer a identificação para votar.

Isso significa que os eleitores dessa zona eleitoral não precisam fazer o recadastramento com vista aos pleitos de outubro – podem esperar passar esse momento para procurar o cartório. Tudo para não passar por transtornos desnecessários.

– À medida que nos aproximamos do prazo final para regularização da situação eleitoral, em quatro de maio, cresce muito a procura da população por nossos serviços. Esse prazo se aplica também para quem tem que tirar o título, transferir o domicílio ou solicitar mudança para uma seção de fácil acesso – explica o presidente do TRE-RJ, desembargador Antônio Jayme Boente.

Também para evitar filas, é importante ressaltar que o prazo para fazer a segunda via do título de eleitor não se encerra em quatro de maio, mas no dia 22 de setembro.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: