domingo, dezembro 19, 2010

Projeto de duplicação da BR-040 está na internet

Atendendo ao requerimento encaminhado pela Comissão de Revisão e Estudo do Plano Diretor de Petrópolis, a Concer enviou no último dia 30, em arquivo digital, o plano funcional do projeto da nova subida da serra, o estudo de impacto ambiental e o relatório de impacto ambiental. O requerimento, assinado pelo vereador Thiago Damaceno, presidente da comissão, teve como objetivo facilitar o acesso e ampliar o debate sobre a nova pista de subida da serra. Desta forma, a Comissão Especial de Revisão e Estudo do Plano Diretor de Petrópolis disponibilizou, no site da Câmara Municipal, todas as informações apresentadas pela Concer durante audiência pública realizada em setembro.
Apesar de ter sido divulgado naquela oportunidade, o documento nunca foi disponibilizado para a população. Apenas um vídeo com imagens da nova pista foi divulgado na internet, sem revelar maiores detalhes ou o impacto gerado. No documento enviado à Câmara, foram disponibilizados tópicos que tratam de assuntos como o estudo prévio de impacto ambiental, o empreendimento, alternativas, área de influência, legislação e programas de governo, diagnóstico, análise integrada, o prognóstico e avaliação de impactos ambientais, mitigação, compensação e programas ambientais.
O vereador Thiago Damaceno acredita que a publicação é de extrema importância para a sociedade. “Dessa forma, a população pode ter acesso ao documento completo de forma simples, e pode fazer uma avaliação completa, com seus pontos positivos e negativos”, declarou, destacando ainda que os vídeos não permitem essas avaliação.
De acordo com o parlamentar, a sociedade precisa acompanhar o projeto de duplicação. Apesar de ser um desejo antigo da sociedade, a nova BR-040 tem grandes mudanças em relação à pista atual. A principal entrada da cidade passaria a ser pelo bairro Duarte da Silveira, e não pelo Quitandinha, como ocorre hoje. Além disso, há a preocupação com o que será feito com a pista utilizada atualmente, já que a nova subida será paralela à atual pista de descida.
O projeto pode ser lido, na íntegra, através do site www.cmp.rj.gov.br/planodiretor.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: