quarta-feira, dezembro 22, 2010

Obra para a subida da serra e comércio registra queda de 40% no movimento

Comerciantes, empresários e entidades ligadas ao setor de turismo da cidade estão indignados com os prejuízos que vêm sendo causados pelo extenso engarrafamento decorrente de uma obra executada pela concessionária que administra a Estrada Rio-Petrópolis-Juiz de Fora (Concer). As intervenções para recuperação da via estão sendo feitas na altura do Km-82-JF (Quitandinha) da BR-040 e deixaram em meia pista o trecho a alguns metros do trevo do Quitandinha, que dá acesso ao túnel para o Bingen. Na tarde de sexta-feira e durante todo o sábado, a retenção no trânsito ultrapassou o posto da Polícia Rodoviária Federal, na altura do Belvedere. Com apenas uma das pistas liberada, e o aumento no movimento de veículos, comum nesta época de fim de ano, o percurso normalmente feito em menos de 50 minutos chegou a se prolongar por quatro horas, causando transtornos aos motoristas e levando muitas pessoas a desistir de vir a Petrópolis.
Tenho uma casa em Itaipava há 21 anos. O que vi acontecer no sábado foi absurdo: um engarrafamento enorme, vários carros fervendo na serra, pessoas passando mal por ter que ficar paradas embaixo daquele sol, um desrespeito aos usuários. Por volta de 13h, optei por retornar no Belvedere, voltar para o Rio e esperar que o engarramento diminuísse para subir de novo a serra. Liguei para a Concer até às 23h, mas os operadores informaram que continuava havendo retenção. Acabei desistindo de passar o fim de semana em Itaipava. O que a Concer fez foi uma imbecilidade. Eles praticamente fecharam o acesso à cidade por causa de uma obra que não é emergencial. É uma insensibilidade total por parte da Concer fazer uma obra como esta, às vésperas das festas de fim de ano, quando as pessoas vêm a Petrópolis fazer suas compras, muitos estão de férias e o movimento é maior na estrada”, disse Geraldo Bechara, que trabalha no mercado financeiro no Rio.
Os reflexos da dificuldade de acesso foram duramente sentidos por comerciantes da Rua Teresa, do Centro Histórico e do polo de modas do Bingen, onde empresários registraram um prejuízo de mais de 40% nas vendas. Por conta disso, o Sindicato do Comércio (Sicomércio), a Associação de Lojistas da Rua Teresa e o Polo de Modas do Bingen encaminharam uma carta de repúdio à Concer. “Estamos muito revoltados com essa obra. É uma covardia o que a Concer fez com o comércio da cidade no último fim de semana antes do Natal. Soubemos que vários pessoas que vinham para a Rua Teresa no sábado acabaram desistindo e voltando quando chegavam ao Belvedere. As pessoas estavam demorando mais de quatro horas pra chegar a Petrópolis, muitos carros ferveram na serra porque ficaram presos no engarrafamento. Com essa atitude, a Concer mostra que é irresponsável e deixa claro, mais uma vez, que não tem compromisso algum com Petrópolis. Registramos uma queda de 40% nas vendas em relação ao sábado anterior. Todos os comerciantes estão revoltados”, afirma o presidente do Sicomércio e da Arte, Marcelo Fiorini.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: