sexta-feira, dezembro 17, 2010

Conclusão das obras do parque fluvial é adiada

O término da construção do parque fluvial do Rio Piabanha, em Itaipava, está atrasado devido às questões indenizatórias com pelo menos cinco famílias que vivem às margens do rio. A população, no entanto, alega que ainda não foi procurada para discutir o assunto por representantes do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), responsável pelas obras de 32 quilômetros de extensão da faixa marginal dos rios Piabanha e Santo Antônio, orçadas em R$ 50 milhões com recursos do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano).
Segundo a vendedora Márcia Cristina Bastos, desde o início da construção do parque fluvial na região, há cerca quatro meses, nenhum morador da Rua Dr. Altair de Oliveira Lima foi procurado pelo Inea. “Nós temos a documentação correta da nossa residência e até agora não fomos procurados por nenhum órgão responsável para conversar sobre a execução das obras e os danos que pode nos causar. Há cerca de três meses, alguns técnicos estiveram às margens do rio em frente à casa da minha mãe, estudando o espaço, mas não falou com os moradores e estamos preocupados”, contou.
Na semana passada, representantes da Associação de Diretores e Amigas do Santa Mônica (NovAmosanta) se reuniram com a diretoria do Inea para cobrar agilidade nas obras de conclusão do parque. “Solicitamos o encontro após receber denúncias que a construção havia sido paralisada devido à lentidão das obras. Nos informaram que as obras não foram interrompidas, mas ainda assim estamos preocupados, porque há um atraso no cronograma. Temos medo que as invasões às margens do Rio Piabanha continuem”, disse a diretora Yara Valverde no encontro da NovAmosanta.
O diretor de Recuperação Ambiental do Inea, Iel Jordão, admitiu problemas na execução do projeto. “A construção do parque fluvial do Piabanha está enfrentando dificuldades como qualquer obra, mas o trabalho continua sem interrupção. Os problemas são relacionados às indenizações dos moradores, o que já estão sendo resolvido”, disse.
O Projeto Orla Piabanha (POP) foi concebido em 2001 pelo Inea com o objetivo de estimular o ecoturismo e ao mesmo tempo prevenir o assoreamento dos rios Piabanha e Santo Antônio. A idéia é que uma ciclovia e ecovia sejam instaladas às suas margens. A ciclovia se estenderá pelos cinco distritos da cidade. Nesta primeira etapa, prevista para ser concluída no primeiro trimestre de 2011, estão sendo construídos dois quilômetros e oitocentos metros. A idéia é que após a conclusão de todas as fases, moradores possam cruzar a cidade desde o Retiro até o distrito da Posse.
De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Agnaldo Goivinho, responsável pelo paisagismo da orla, a construção tem a função de beneficiar a população local, além de impulsionar o turismo da região.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: