quinta-feira, dezembro 02, 2010

Desrespeito de motoristas à sinalização de trânsito irrita moradores de Corrêas

As irregulares no trânsito ao redor da Praça de Corrêas parecem não ter previsão para acabar. Apesar do movimento de carros e ônibus ser intenso durante todo o dia, falta a presença de um guarda municipal e sinalização no local. Os pedestres são obrigados a embarcar nos coletivos no meio da via, em função do estacionamento ilegal no espaço demarcado para pontos de ônibus, e até mesmo a ponte é usada para este fim. Há ainda a parada de veículos em fila dupla, responsável pelos congestionamentos na região. Os moradores e comerciantes reclamam também da ausência de um rotativo pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) para coibir a utilização das vagas como vitrine para a venda de automóveis.
No local passam todos os dias 21 linhas de ônibus que fazem em torno de 750 viagens, transportando 21 mil usuários, o que torna o tráfego intenso. Para tentar amenizar o nó que é formado no trânsito da via, a Associação de Moradores e Amigos de Corrêas realizou uma reunião junto ao presidente da CPTrans, Orlindo Pozzato, no dia 18 deste mês, para cobrar melhorias no trânsito do local. “A nossa queixa principal é a falta de um estacionamento rotativo porque muitas pessoas deixam o carro aqui na praça e vão para o Centro e até mesmo para o Rio de Janeiro trabalhar. Isso prejudica muito o comércio porque faltam vagas para os clientes. Outra questão que deve ser rapidamente resolvida é a utilização do espaço como agência de automóveis a céu aberto”, contou o presidente da Associação de Moradores e Amigos de Corrêas, Sérgio Ramos Mattos.
Durante o encontro, a CPTrans assegurou aos moradores que o órgão começaria os trabalhos na semana passada, o que não aconteceu. “O presidente da CPTrans prometeu a troca do local do ponto de ônibus da Praça de Corrêas para depois da ponte, em frente à Escola Municipal Professor Josemar Contage, demarcação de vagas de carga e descarga, criação de uma área específica para o estacionamento de motos, implantação de um rotativo, além de rondas pela Guarda Municipal, e tenho certeza que tudo isso será cumprido”, acrescentou Sérgio.
Enquanto nenhuma medida de melhoria é adotada pela prefeitura, os pedestres que utilizam o transporte público são os mais prejudicados. “Os motoristas estacionam no ponto de ônibus sem o menor pudor e isso já acontece há anos porque não há fiscalização. A presença de um guarda multando esses infratores inibiria a atividade. Sou obrigado a esperar o ônibus no meio da rua, com um bebê de colo e mais uma criança pequena. É um absurdo”, falou o morador Bruno Rodrigues.
O estudante Frederico da Fontes, de 14 anos, chegou a ser atropelado enquanto aguardava o coletivo para o Bonfim. “Estudo no Colégio Padre Correia, moro no Bonfim e todos os dias sou obrigado a ficar no meio da rua, esperando o ônibus. Outro dia, a confusão de carros e pessoas estava grande e, como o ônibus tenta estacionar bem no cantinho para não atrapalhar o trânsito, acabou passando por cima do meu pé”.
A CPTrans informou, por meio da assessoria de comunicação, que as intervenções foram iniciadas na última sexta-feira, dia seguinte da aprovação do projeto feito em conjunto com a companhia, moradores e comerciantes da região, com a instalação da nova sinalização. A entidade lembra ainda que os participantes da reunião foram informados das medidas que serão tomadas em curto, médio e longo prazo na região e que o trabalho acabou prejudicado nos dias de chuva.
Como medida a ser implementada em curto prazo, foi acordada a realocação de dois pontos de ônibus, com a estrutura necessária: as linhas sentido Bonfim farão o embarque e desembarque de passageiros na Rua Agostinho Goulão, em frente ao Shopping Plaza. Já os ônibus com destino à Nogueira terão ponto instalado na Rua Castro Alves, próximo à Escola Municipal Josemar Contage. Essa medida vai facilitar o acesso dos estudantes ao transporte coletivo e também desafogar o trânsito na Praça de Corrêas.
No espaço do ponto de ônibus, como em boa parte da praça, serão feitas as demarcações de vagas de embarque e desembarque, de estacionamento, incluindo reserva para idosos e deficientes, e duas áreas para carga e descarga – em frente ao Mercadinho Corrêas e outra no fim do ponto de táxi. O local de parada das kombis para frete também será realocado e passará a funcionar na Rua José Cândido.
Devido à CPTrans não ter controladores suficientes, o rotativo passará a funcionar apenas no próximo ano, enquanto isso, um agente de trânsito fará a ronda pelo local e arredores. Como projeto de médio a longo prazo, em parceria com a Secretaria de Obras, será aumentado o espaço físico da Praça de Corrêas e realizado projeto de uma nova ponte de acesso a Corrêas, para que após as intervenções na atual ponte a localidade tenha um acesso de entrada e outro de saída de veículos.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: