quinta-feira, dezembro 09, 2010

Obra fecha acesso à Manga Larga

Famílias que moram nas comunidades Manga Larga e Ribeirão Grande, às margens da BR-040, na altura do Km-59, vêm enfrentando transtornos nos últimos dias por conta do fechamento do acesso que liga a Estrada União e Indústria à Rodovia Rio/Juiz de Fora. Com a via de acesso à BR fechada, mais de 100 moradores que utilizam diariamente os coletivos das linhas Vila Rica ou Fagundes para sair e voltar pra casa precisaram fazer parte do percurso a pé, porque os coletivos não estão passando pela BR-040.
“Moradores da BR-040, nas proximidades do Arranha-Céu, até a altura da Mercedes, assim como a comunidade Ribeirão Grande, tiveram que andar de um a dois quilômetros a pé, embaixo de chuva nestes dois dias, porque o ônibus não está passando por lá desde que o acesso foi fechado”, conta a presidente da Associação de Moradores Morada Nova, Vanda Pinho Faria Botelho.
Segundo ela, com a mudança, os ônibus que passavam pela comunidade agora seguem até Pedro do Rio, prejudicando os moradores. “Eles poderiam colocar os ônibus passando por Bonsucesso ou então permitindo a passagem pela ponte do Arranha-Céu, que antes funcionava em esquema de mão dupla. Da forma como fizeram, está muito ruim, porque as pessoas precisam andar a pé, embaixo de chuva, pela BR-040. Temos muitas crianças, pessoas idosas, moradores que fazem compras e estão tendo dificuldade para voltar pra casa, além das pessoas que trabalham fora. As pessoas ficam com medo, principalmente aqueles que precisam voltar pra casa à noite”, comenta a presidente da associação.
Moradora da Estrada do Ribeirão Grande, Ana Cristina Ribeiro precisou voltar pra casa caminhando, ontem, e ficou revoltada com a situação. “Eles não tiveram um pingo de consideração com a população, parece que se esqueceram que ali existe um número grande de moradores que dependem do transporte coletivo. Estou indignada, isso é um desrespeito com as pessoas. Hoje eu tive que ir a pé do terminal de Itaipava até em casa. Eles dizem que é uma obra rápida, mas esquecem que as pessoas dependem do transporte pra trabalhar, as crianças precisam pra ir à escola. As crianças estão tendo que caminhar pela BR-040, às margens de uma pista de alta velocidade, enfrentando um risco absurdo”, critica.


Proposta de mão dupla na ponte do Arranha-Céu

Ana Cristina também acredita que uma alternativa viável seria a implantação temporária de um esquema de mão dupla na ponte do Arranha-Céu. “A ponte do Arranha-Céu já funcionou em esquema de mão dupla e eles poderiam retomar essa idéia, mesmo que provisoriamente, com a orientação de um guarda ou agente de trânsito no local. Eles colocaram um guarda lá somente para multar. O que estão fazendo é um total desrespeito com os moradores, não houve qualquer planejamento”, afirma Ana Cristina.
O problema foi comunicado à Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, que se comprometeu a tomar providências. “O que nós queremos é que alguma providência seja tomada para que os moradores tenham transporte”, acrescenta.
Questionada sobre o assunto, a CPTrans informou que solicitou a passagem do ônibus por Bonsucesso e que o interventor da viação Autobus informou que vai providenciar essa passagem por Bonsucesso. Sobre o andamento da obra, que tinha previsão de ser concluída em dois dias, a assessoria de imprensa da Concer informou que trata-se de uma situação temporária, de curtíssima duração, com previsão de ser concluída amanhã, se não chover.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: