sexta-feira, novembro 12, 2010

Reativação da linha férrea mais perto da realidade a partir de quinta-feira

Na próxima quinta-feira, dia 18, acontecerá a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o governo do Estado do Rio de Janeiro e as Prefeituras de Petrópolis e Magé para a reativação da Ferrovia Príncipe do Grão Pará, que liga o Alto da Serra à Vila Inhomirim. Para o pesquisador ferroviário Antônio Pastori, a assinatura do termo dará uma maior dimensão ao projeto e será um passo importantíssimo para a reativação. “Este documento irá estabelecer as competências de cada um no projeto. O que deve ser feito pelo estado e pelas prefeituras”, comentou. Apesar de já ter data marcada, ainda não está confirmado o local e a hora da solenidade.
De acordo com Pastori, toda a infraestrutura da rodovia, como a instalação dos trilhos e viadutos, ficará a cargo do governo do estado, com um investimento estimado em R$ 30 milhões. Serão restabelecidos seis quilômetros da linha - quatro que ligam o Alto da Serra à Raiz da Serra e outros dois até Magé. Já as prefeituras – Petrópolis e Magé – ficarão com a regulamentação fundiária e a revitalização da área, projetos que serão custeados com recursos provenientes do Programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida. “Estima-se que serão gastos R$ 20 milhões com a remoção das famílias e a construção das moradias. Esses recursos virão da união e os municípios não terão gastos”, disse. Ao todo o projeto deve girar em torno de R$ 70 milhões, contando com as obras de infraestrutura, retirada dos moradores, revitalização e a compra dos trens, este último, de acordo com Pastori, dependerá da quantidade e modelos escolhidos pela empresa que irá vencer a licitação. “Acredito que o investimento mínimo com a aquisição dos trens será de R$ 20 milhões”, ressaltou o pesquisador.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Peixoto, ainda não há um projeto para a revitalização da área e nem a quantidade de famílias que deverão ser removidas e os trabalhos devem ter início após a assinatura do termo de cooperação. “Vamos formar uma comissão específica para realizar este levantamento. É importante ressaltar que iremos fazer um trabalho sócio-ambiental no local. Ensinando a comunidade a ter responsabilidade de preservação ambiental, aprendendo de uma forma sustentável a cuidar de toda área”, comentou o secretário.
De acordo com Pastori, as obras, assim que foram iniciadas, devem demorar dois anos e vão gerar 1500 empregos. “Quando a ferrovia estiver funcionando estima-se que serão criadas 200 novas vagas diretas e 500 indiretas, principalmente com o complexo turístico que será criado na parada do Meio da Serra. A intenção é que sejam instaladas lojas de artesanato e área de alimentação. Isso sem falar em um roteiro de ecoturismo que deverá ser implantado, com trilhas, rapel e montanhismo”, salientou. A previsão é que a linha férrea atenda mil pessoas por dia, cerca de 400 mil por ano. As passagens devem variar entre R$ 15 e R$ 25 e a viagem até Magé seria feita em menos de 30 minutos.
Durante os 81 anos de funcionamento (fevereiro de 1883 a novembro de 1964) a Ferrovia Grão Pará transportou em seus trens ilustres passageiros, que vinham para Petrópolis desfrutar do clima ameno. Em sua viagem inaugural marcaram presença Dom Pedro II, imperador do Brasil e o Barão do Rio Branco. Outros personagens da história brasileira também subiram a serra via trilhos, entre eles um garoto de 17 anos, que vinha a Petrópolis para jogar futebol: Garrincha, um futuro craque, que morava em Pau Grande, próximo à estação da Vila Inhomirim. Ele era juvenil do time da Companhia Têxtil América Fabril, onde trabalhava e disputava campeonatos contra o Petropolitano, Serrano e Cascatinha. Machado de Assis, Rui Barbosa, Oswaldo Cruz e outros nomes ilustres também subiram a serra através da ferrovia.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: