domingo, novembro 21, 2010

Acidente prejudica tráfego nos dois sentidos da BR-040, em Pedro do Rio

As estatísticas relativas a tombamentos de carretas na Rodovia BR-040, no trecho que passa por Petrópolis, engrossam a cada semana. Ontem de manhã, mais um acidente aconteceu, desta vez na altura do Km-54 da pista sentido Juiz de Fora, na altura de Vila Rica, em Pedro do Rio. Neste, apesar do motorista Cristiano Melo Pereira, de 26 anos, ter ficado preso nas ferragens, sofreu apenas ferimentos leves mas teve que ser levado para o Hospital Santa Teresa, onde ficou internado, em observação.
A carreta que ele dirigia, uma Scânia branca, estava carregada com 25 toneladas de polietileno granulado, que se espalharam pela estrada, deixando o trânsito em meia pista. A carga havia saído do Rio de Janeiro, estava sendo levada para a cidade de Cabaçari, na Bahia, e está avaliada entre R$ 110 e R$ 120 mil. Não houve saque, mas agentes da Polícia Rodoviária Federal permaneceram no local até a carga ser transladada para outros dois caminhões.
De acordo com a Polícia, apesar de estar consciente o motorista não conseguiu explicar como o acidente ocorreu. Ele ficou por quase uma hora preso nas ferragens, até que as equipes da Concer, junto com o Corpo de Bombeiros, conseguiram serrar a lataria do veículo para fazer a remoção. Cristiano recebeu os primeiros atendimentos médicos ainda no local do tombamento.
As marcas de frenagem estão a quase 20 metros. A princípio, nos levantamentos preliminares, o motorista teria perdido o controle da direção pouco antes de entrar numa curva. Como não conseguiu recuperar a direção, o veículo foi de encontro ao guard rail. Antes, porém, tombou e se arrastou por alguns metros, até bater na mureta de concreto, onde parou. Outros motoristas que passavam pelo local pediram socorro à Concer e alguns ficaram no local para tranquilizar o motorista até a chegada do socorro.
O trânsito ficou prejudicado, já que, além do caminhão, mais da metade da pista foi tomada pelo polietileno. O trânsito teve que fluir pelo acostamento. Como parte da carga também caiu do outro lado da rodovia, o tráfego teve que fluir também em meia pista, mas sem retenção. A previsão era de que o veículo só fosse retirado do local no fim da tarde, depois que toda a carga fosse transladada para os outros dois caminhões da Concórdia Logística, responsável pelo veículo acidentado.
Por conta do acidente, caminhoneiros voltaram a criticar a falta de sinalização, principalmente em tal trecho, onde os acidentes já teriam se tornado comuns. Ontem, no local do tombamento, motoristas reivindicavam a instalação de, pelo menos, uma placa alertando que são altos os riscos de acidentes no trecho. “Este não é o primeiro que acontece, e se providências não forem tomadas outros irão ocorrer. Pessoas podem morrer”.
Com o objetivo de evitar novas interdições na estrada, a Concer abriu cinco novas frentes de obras de contenção de encostas na BR-040, principalmente na Serra de Petrópolis, em ambos os sentidos. Além destas, outras 15 contenções já foram iniciadas pela concessionária neste segundo semestre, em vários outros pontos da estrada. “O investimento torna mais seguro o trecho da rodovia sob administração da Concer, que vai do Rio de Janeiro a Juiz de Fora, em Minas Gerais, totalizando 180 quilômetros”, diz a nota enviada pela concessionária, a qual acrescenta ainda que “as novas obras acontecem em taludes existentes antes e depois do Túnel do Papagaio, nos Km-84 e 84,4 da pista de descida da Serra de Petrópolis. Na mesma pista, há outra intervenção no Km 82,5. Já na subida da serra, a contenção é realizada no Km-88. O trecho de Areal, próximo à segunda praça de pedágio da rodovia, também recebe o mesmo tipo de contenção. Nesses locais, o motorista deve ficar atento à interdição de acostamentos e, eventualmente, de uma das faixas”.
Das 15 estabilizações de talude iniciadas anteriormente pela Concer na BR-040, oito já estão concluídas: nos Km 62,1, 66,8, 69,5, 72,8, 78 e 94 (em Petrópolis) e Km 5,5 e 9,3 (Levy Gasparian). As demais intervenções ocorrem em Petrópolis (Km 70,7), Duque de Caxias ( Km 119), Areal ( Km 50,2), Simão Pereira ( Km 824,5 e 825,5) e Juiz de Fora ( Km 793 e 802). A meta é tornar a rodovia mais segura, especialmente diante dos efeitos das chuvas de verão.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

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