sábado, novembro 27, 2010

Petrópolis Gourmet bate recorde de público a um dia do encerramento

Termina hoje a décima edição do Petrópolis Gourmet, e seus organizadores já comemoram. Até agora, o evento já recebeu mais de 12 mil pessoas, o que supera a expectativa inicial de público, que era de 10 mil visitantes. Isso sem contar a movimentação dos restaurantes e hotéis que participaram do festival, que começou no dia 28 de outubro. O Petrópolis Gourmet reuniu chefs da gastronomia local, nacional e internacional. Os 28 restaurantes participantes, juntos, conseguiram comercializar cerca de 1200 menus, que eram oferecidos no valor médio de R$ 69, gerando um total de R$ 82.800.
“O evento superou as expectativas, alcançou todos os objetivos, principalmente na geração de fluxo turístico no período em que foi realizado, bem como os objetivos sociais, que foram o Gourmet nas Comunidades e o Concurso Cultural Gastronômico. A palavra que reflete o festival é sucesso”, declarou Flávio Câmara, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, que organizou o evento.
Foram 21 expositores funcionando nos estandes do Mercado Gourmet, tenda montada ao lado do Hortomercado de Itaipava, que recebeu uma movimentação diária de cerca de 600 pessoas: Artesanato Petrópolis, Uniarte, Artesanato Cidade Imperial, Artesanato Vila Rica, Artesanato Jenne, Etc & Arte, Pimentas e Sabores, Armazém Sustentável, Mel, Doces Variados, Pão de Mel, Marie & Anne Chocolate, Folheado Colonial, Rudá Orgânicos, Casa Pellegrini, Homem da Montanha, Mudas Katsumoto, Sítio Solidão, Baselog e Sítio do Moinho (orgânicos). As 43 oficinas do Mercado Gourmet receberam em torno de 40 pessoas por dia. Nas outras 15 do Xodó de Minas, onde o espaço é menor, a frequencia foi de 15 pessoas por dia. O Gourmet nas Comunidades, que levou oficinas para Posse, Alto da Serra e Nogueira, também foI sucesso. Nos cinco dias de atividades, só o Alto da Serra recebeu 300 pessoas, 60 por dia. No total, foram mais de 2.500 pessoas participando das oficinas.
Gostaria de agradecer ao Ministério do Turismo, ao Senac Rio, à Fase, à Cervejaria Bohemia, aos chefs, equipe de produção e aos demais apoiadores que acreditaram e garantiram a repercussão de mídia de Petrópolis para o Brasil e América do Sul. Foi o primeiro ano em que nós recebemos jornalistas do exterior para fazer exclusivamente a cobertura do evento que vem a traduzir a importância deste festival no cenário nacional. Esperamos que no ano de 2011 consigamos uma estrutura fixa, tendo em vista a falta de espaço para a realização de eventos desse porte no município”, disse Flávio.
Quem se interessar, ainda tem vagas para as últimas oficinas e workshops. Confira a programação e se inscreva pelo site www.petropolisgourmet.com.br.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

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