quarta-feira, novembro 10, 2010

Nova Rio-Petrópolis levanta polêmica

Com previsão de início em março, o projeto de duplicação da Rio-Petrópolis, a partir do alargamento da pista de descida da serra e da construção de um túnel de 5km, foi bem recebido por autoridades e entidades petropolitanas.

Elas acham, contudo, que o assunto precisa ser mais debatido.

O prefeito Paulo Mustrangi, por exemplo, se mostrou preocupado com o futuro da estrada parque em que será transformada a atual pista de subida: — A estrada parque, por exemplo, precisará de invertimentos em infraestrutura, manutenção e fiscalização. Vamos exigir que a Concer assuma esta responsabilidade, pelo menos durante um certo período.

O presidente do Instituto Civis, Mauro Correa, teme o adensamento provocado pela redução da distância entre o Rio e a cidade serrana e a possível favelização da atual pista de subida: — É preciso evitar que ela se transforme numa União e Indústria, que está abandonada, ou numa Serra Velha da Estrela, que foi totalmente invadida.

Presidente da comissão da Câmara que faz a revisão do Plano Diretor, o vereador Thiago Damasceno tem outra preocupação: — Esse projeto traz benefícios com a ligação Bingen-Quitandinha, mas a entrada da cidade passa a ser por Duarte da Silveira, e isso muda o fluxo de viagens na cidade. O Bingen, onde está prevista a nova entrada, é um bairro residencial e, em termos de infraestrutura, não está adequado.

Para o representante do Sindicato do Comércio e Petrópolis (Sicomércio) e da Associação de Lojistas da Rua Teresa, Marcelo Fiorini, a obra é uma revolução. Ele sugere, no entanto, a restrição de horário para a circulação de carretas.

O projeto da Concer foi um dos assuntos mais lidos no site do GLOBO e o que mais gerou comentários. Os internautas se mostraram divididos. Um participante, que se identificou como Tony Tony, disse que o futuro acesso a Petrópolis, mais facilitado pela nova subida e o túnel, pode atrair bandidos para a região. Já Adilson Seiberth Neumann elogiou a iniciativa, mas, no fim de seu comentário, alfinetou a Concer: “Até que enfim a concessionária resolve se mexer, pois, ao longo de mais de dez anos não fez nadaaaaaa nesta rodovia, só mamou o dinheiro da população desta cidade”.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: