domingo, novembro 02, 2008

Senac Rio promove o primeiro festival gastronômico da cidade


Começou na última sexta-feira e vai até o dia 09 de novembro, o primeiro Festival Gastronômico do Senac Rio – o azeite e sua influência na gastronomia brasileira. Essa edição já passou por Nova Friburgo e Teresópolis, em ambas cidades foi um sucesso de público. O mais interessante é que o evento é gratuito, e serve não só para a apreciação, mas para àqueles que queiram colocar "a mão na massa". São 12 oficinas totalmente gratuitas com os profissionais mais renomados da cidade. Para quem ainda não se inscreveu ainda dá tempo, basta entrar em contato com a secretaria do Senac.

O Festival

"O azeite e sua influência na gastronomia brasileira" é o primeiro grande festival promovido pelo Senac Rio. Nos últimos oito anos aconteceram pequenos eventos gastronômicos, mas de acordo com a gerente do Senac Petrópolis, Márcia Salles este promete ser um marco para as edições posteriores. "Nós já fizemos diversos eventos gastronômicos, mas nada com essa dimensão. Em dez dias as pessoas vão poder aprender alguns truques, dicas e pratos de diversas culinárias. Essa é uma oportunidade para as pessoas aprimorarem algumas técnicas e para aquelas que gostam de cozinhar.", disse.

Em setembro e outubro o festival passou por Nova Friburgo e Teresópolis, a rota das cidades deve ser as mesmas no próximo ano. Para a realização do evento, o Senac Rio contou com o apoio do Sistema Fecomércio-RJ, e com a parceria do Sincomércio Petrópolis, Sesc Quitandinha e Shopping Vilarejo, além dos principais restaurantes da cidade. "Queremos manter a mesma estrutura na próxima edição, porque já deu muito certo nas outras cidades e promete ser um sucesso em Petrópolis também. A nossa expectativa é que os petropolitanos nos prestigie porque estamos com os melhores profissionais da cidade.", convidou Márcia Salles.

Os restaurantes

Quem for ao festival gastronômico vai poder experimentar as delícias de mais de 40 restaurantes. São diversas especialidades: peixes, massas, carnes, sobremesas, entre outros. "Criamos o Petrópolis delícias para que as pessoas pudessem experimentar e conhecer alguns pratos. Em cima do tema, elaboramos o melhor na gastronomia da região serrana em versões criativas com azeite. A idéia é dar água na boca e fazer com que cada experiência gastronômica durante o ‘Petrópolis Delícias’ seja a melhor possível. A iniciativa visa também movimentar o turismo da região serrana, fato comprovado em Nova Friburgo e Teresópolis.", diz Márcia Salles, gerente do Senac Teresópolis.
Há muitos restaurantes conhecidos pelos petropolitanos, como o Empório Quinta do Lago, Oliveiras da Serra e Parrô do Valentim. "Nós nos preocupamos em oferecer diversidade ao público. Há restaurantes com comidas mais requintadas, e também com comidas típicas. Mas acrescentamos bons vinhos, sobremesas, comida japonesa e pizzas.", disse.

As oficinas

O interessante do Festival é poder degustar os pratos preparados pelos chefes dos restaurantes participantes. Além disso, é aprender como prepará-los e saber um pouco mais sobre o azeite, ingrediente usado como tema do evento. "Além de degustar os pratos dos restaurantes, os turistas e o público local poderão aprender um pouco mais sobre o azeite, seus tipos e origens, com as oficinas gratuitas. No cardápio estão agendadas degustações e aromatizações de azeites, assim como a execução de diferentes receitas com o ingrediente. As chefs Ana Roldão e Teresa Corção, e os especialistas em azeite Paulo Nicolay, Chico Figueiredo e Lea Lischt, já confirmaram presença, entre outros renomados profissionais.", explicou Márcia Salles.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas no Senac Itaipava e no Shopping Vilarejo, podem ser feitas pelo telefone (24) 2231-7001 ou (24) 2232-1008. As vagas são limitadas e, por isso, as inscrições precisam ser feitas com antecedência. Segue abaixo a programação completa do "Petrópolis Delícias", com a agenda das oficinas gratuitas e a lista dos restaurantes que participam do evento.

FOnte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: