terça-feira, novembro 18, 2008

Chuva forte no fim de tarde

Uma forte chuva caiu na cidade no fim da tarde de ontem, com ventos de mais de 75 km/h. A Defesa Civil recebeu 12 ocorrências, sendo duas quedas de árvores (Fazenda Inglesa e Centenário) e um alagamento (rua Coronel Veiga). No Quartier, no Centro, o vento forte derrubou as mesas, cadeiras e guarda-sóis. Em um pouco mais de uma hora, a média foi de 40mm de precipitação em Petrópolis, com o pico no Quitandinha, 55mm. A previsão do Terratempo Meteorologia é de chuvas até o domingo, com condições mais favoráveis a precipitações para hoje e amanhã.

"A chuva foi de repente, acabou com o movimento. Segunda-feira já é fraco, mas com o temporal fica pior ainda. Algumas pessoas que estavam nas mesas pediram a conta e raparam fora, outras foram para dentro", contou um garçom do Quartier.

Diferente da semana passada, ontem não houve deslizamentos ou desabamentos pela cidade. Segundo a meteorologista e diretora do Terratempo Meteorologia, Edilene Moraes, as chuvas nessa época do ano são comuns, em função da instabilidade do tempo. A convergência de umidades, o aquecimento típico de fim do ano e a frente fria contribuem para as precipitações. Para o fim da tarde de hoje e de amanhã as previsões são de chuvas mais fortes do que a ontem.

Cada milímetro de precipitação representa um litro d’água em um metro quadrado. Como no Quitandinha a chuva foi de 55 mm, o bairro teve uma média de 55 litros de chuva por metro quadrado.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: