sábado, fevereiro 18, 2017

Petrópolis é uma das cidades com maior incidência de raios

O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Enel Distribuição Rio registrou, em 2016, 61.609 raios na área de concessão da companhia, formada por 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O número é cerca de 48% maior que o registrado em 2015. Resende, no Sul do estado, Cachoeiras de Macacu e Petrópolis, ambas na Região Serrana, foram as cidades que registraram maior número de descargas atmosféricas ao longo de 2016. Em Janeiro de 2017, foram registrados 32.651 raios na área de atuação da empresa, enquanto em Janeiro do ano passado foram 4.585.
De janeiro a dezembro do ano passado, o sistema captou cerca de dez mil raios em Resende, 5.291 em Cachoeiras de Macacu e 3.381 em Petrópolis. Em Resende, a quantidade de descargas atmosféricas em 2016 manteve-se em linha com 2015, mas em Cachoeiras de Macacu e Petrópolis o número de raios dobrou de um ano para o outro.
As cidades de Duque de Caxias (2.869 raios), Angra dos Reis (2.071 raios) e Itaboraí (2.623 raios) também registraram alto índice de incidência de descargas atmosféricas ao longo de 2016. Em geral, o maior número de raios é registrado nos meses mais quentes, como Janeiro, Fevereiro, Novembro e Dezembro, quando frequentemente ocorrem tempestades de Verão no estado.
O trabalho de monitoramento feito pela Enel tem como principais objetivos orientar as equipes de manutenção sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas, identificar os locais de queda de raios, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia.
Impactos no fornecimento de energia
A incidência de raios é um dos fatores externos que mais causam instabilidade no fornecimento de energia elétrica. Em 2016, a empresa registrou cerca de 11 mil interrupções no fornecimento de energia na área de concessão da Enel Distribuição Rio causadas pela incidência de descargas atmosféricas sobre a rede elétrica. Para minimizar este tipo de impacto, a distribuidora está investindo na instalação de para-raios e equipamentos que protegem a rede elétrica.
Segurança
Além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais. Para evitar danos materiais e físicos, a Enel listou dicas importantes de segurança que alertam sobre os cuidados que os clientes devem manter dentro e fora de casa durante as tempestades:
Cuidados dentro de casa:
• Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
• Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
• Evitar consertos de instalações elétricas;
• Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa:
• Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
• Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: