domingo, fevereiro 12, 2017

Escolas já podem agendar visitas nos atrativos de Petrópolis

Já podem ser agendadas as visitas para grupos escolares nos principais atrativos de Petrópolis. Os estudantes são público significativo nos equipamentos culturais da cidade, confirmando a importância da função didática dos atrativos. Em 2016, por exemplo, o Museu Casa do Colono recebeu 14.799 pessoas, sendo 10.179 de estudantes, o que representa 68,8% do público.
Em alguns meses, como outubro e setembro, quase a maioria do público que visitou o Museu Casa do Colono foi de estudantes, 82,59% e 87,70%, respectivamente.
“Nosso total de visitantes já é um número muito expressivo para um atrativo de tamanha importância, mas que fica mais afastado do Centro. Mas realmente nosso maior público acaba sendo de estudantes. Essa é a única casa que restou do período da colonização alemã, tem 169 anos. Ela foi de um alferes que chegou da Alemanha e ingressou no Exército Brasileiro, chegando a tenente-coronel. Mais do que a história da casa em si, quem visita o museu acaba sabendo de toda a história da monarquia e colonização. Nós abrangemos todo o conhecimento”, explicou o coordenador do museu, Didair da Silva.
A procura pelas visitas aos museus para grupos escolares, no entanto, começa após o Carnaval, no mês de março. Mas alguns atrativos já se preparam para receber grupos escolares. É o caso do Museu Casa Santos Dumont, que no ano passado recebeu 34.068 estudantes das 160.084 pessoas que visitaram a “Encantada”, representando 21,52% do público. No mês de novembro, 41,48% do público foi de estudante.
“Já temos um grupo de 100 pessoas de uma escola do Rio de Janeiro agendado para a próxima semana. Esse será o primeiro grupo que recebemos nesse período letivo, mas temos expectativa de superar o número do ano passado agora em 2017. E muitos também acabam vindo a Petrópolis e decidem na hora visitar o museu”, comentou o sub-coordenador do atrativo, Marlan Barros.
A Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral também oferece a visita agendada. Apesar de já ser um espaço aberto e muito visitado pelos estudantes – principal público – o local também recebe grupos voltados a conhecer o que a Biblioteca tem a oferecer. No ano passado foram mais de 270 pessoas que visitaram o local com o monitoramento, que apresenta os espaços e serviços que a Biblioteca tem a oferecer.
“Já estamos trabalhando para desenvolver projetos nesses atrativos voltados aos grupos escolares que valorizem a função didática dos equipamentos culturais”, observou o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Leonardo Randolfo.
O agendamento para grupos escolares nos equipamentos do município pode ser feito em qualquer dia de funcionamento do atrativo. O Museu Casa do Colono funciona de terça a domingo, de 8h30 às 16h. Já o Museu Casa Santos Dumont funciona de terça a domingo, de 9 às 17h. Já a Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral funciona de segunda a sexta, de 8 às 18h.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: