sexta-feira, fevereiro 17, 2017

Pela primeira vez, comércio pode funcionar na terça-feira de carnaval


Pela primeira vez na cidade, o comércio petropolitano está autorizado a funcionar na terça-feira de carnaval, que neste ano cairá no dia 28 de fevereiro. A novidade é fruto de negociações entre os sindicatos dos patrões e dos empregados, e é vista como uma oportunidade de atender o público que estará no município durante o período. O sábado (25), domingo (26) e segunda (27) são dias normais de trabalho e as lojas também podem abrir as portas nas datas.

A medida está prevista na última convenção coletiva firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. O acordo foi firmado em março do ano passado e tem validade até 2018, englobando o comércio do Centro Histórico, Polo de Modas do Bingen, Rua Teresa e adjacências. Além disso, os estabelecimentos dos distritos também estão autorizados a funcionar, conforme negociações específicas para a região.

“Petrópolis é um dos destinos preferidos de quem procura descansar no carnaval, por isso, esperamos um bom fluxo de turistas na cidade durante o período. Além de ser uma oportunidade de venda para o comércio, as lojas abertas atraem ainda mais visitantes para o município, desta forma, garantimos também que as pessoas que estiverem aqui serão atendidas e poderão fazer compras durante sua estadia”, salientou o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini.

Para que a loja esteja autorizada a funcionar na data, o comerciante deve protocolar o Termo de Adesão no Sindicato dos Empregados. O documento está disponível no site do Sicomércio e garante compensações aos funcionários que trabalharem na terça-feira de carnaval. Entre elas, está o pagamento das horas trabalhadas com adicional de 100%, que deverá ser repassado no mesmo dia ao trabalhador. Além disso, ele também tem direito a uma folga compensatória, que pode ser negociada entre as duas partes, desde que seja respeitado o prazo limite de até 30 dias após o feriado. O empregado também tem direito a R$ 15,00 para lanche, além de vale-transporte.

O acordo coletivo garante abertura facultativa em praticamente todos os feriados dos anos vigentes, com exceção apenas do Natal (25/12), Ano Novo (01/01), Dia do Trabalhador (01/05) e Dia do Comerciário, comemorado na 3ª segunda-feira do mês de outubro. Mais informações sobre as atividades do comércio petropolitano podem ser consultadas no Sicomércio, através do telefone (24) 2237-0806, pelo e-mail sicomercio.petropolis2011@gmail.com ou indo até a sede do Sindicato, na Rua Irmãos D’Angelo, 48, coberturas 4 e 6.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: