sábado, fevereiro 25, 2017

Condomínio lança esgoto em córrego do Parque Municipal

Frequentadores do Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava, estão preocupados com um despejo de esgoto que estaria sendo feito pelo Shopping Arcádia Mall no córrego que passa por dentro da área de lazer. Segundo um morador da região que costuma fazer caminhadas pelo local, o cheiro e o aspecto da água incomodam quem passa pelo local.
- A gente fica preocupado com o meio ambiente, ainda mais em um local que é ponto de referência em Itaipava, e também para a cidade, como área de lazer e prática de esportes. O cheiro incomoda – reclamou um frequentador que preferiu não se identificar.
De acordo com a Águas do Imperador, concessionária responsável pelo tratamento de esgoto do município, o condomínio informou que faz o lançamento por meio de uma fossa filtro e, que portanto, não estaria in natura. A concessionária então realizou coletas no local para verificar os índices de carga orgânica com que esse esgoto chega ao córrego para determinar se o tratamento primário feito por esse filtro é ou não suficiente. Ainda segundo a Águas do Imperador, somente após o resultado da análise, que sairá na próxima semana, é que ações subsequentes serão tomadas.
A Prefeitura de Petrópolis disse que a equipe que administra o Parque Municipal Paulo Rattes entrou em contato com os proprietários do shopping, que já iniciaram o conserto.
O síndico do condomínio Arcádia Mall, Flávio Câmara, informou que o local possui uma fossa sumidouro e que se enquadra em todas as normas reguladoras sendo fiscalizado periodicamente.
- O condomínio está totalmente regularizado e dentro das normas ambientais. Nunca nos foi exigida a construção de uma estação de tratamento de água, o que nem seria a nossa função fazer. Porém, se porventura for constatado algum problema, nós prontamente vamos resolver. Somos uma empresa que preza a questão ambiental, eu particularmente sou corredor e amante da natureza, e estamos prontos a equacionar qualquer irregularidade – afirmou Câmara.
Já a gerente administrativa do Arcádia, Tatiana Figueredo de Souza Bento, disse estar surpresa com a denúncia.
-  Informo que ficamos surpresos com tal fato, pois o Condomínio Arcádia trabalha de maneira séria e correta, atendendo a todas as normas e leis. O nosso esgoto passa pelo filtro e sumidouro, conforme projeto aprovado. Informo que aquele rio, trata-se de um retorno do Rio Piabanha, por isso não chega a ser um córrego ou riacho. Ressalto que estamos mandando a água para análise e que, caso seja constatado alguma irregularidade tomaremos as medidas cabíveis – disse Tatiana.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: