domingo, fevereiro 19, 2017

Mesmo com cenário de crise, empresários petropolitanos continuam investindo

Apesar da grave crise econômica que atinge o país, em Petrópolis alguns empresários estão indo na contramão do senso comum e, mesmo em uma época com pouco dinheiro circulando e um mercado retraído, mantém os investimentos e expandem os seus negócios, alcançando resultados satisfatórios. Esses investimentos são apontados como um fator importante para a retomada da economia do país.
Um dos principais exemplos disso é a rede de supermercados Armazém do Grão. A história começou com uma padaria, no bairro Castrioto, em 1986. Onze anos mais tarde, a segunda geração da família decidiu reformular o negócio, diversificando o mix de produtos. Em 2008, veio o primeiro salto: a marca Armazém do Grão foi fundada com uma filial, no Centro. Em 2011, novas lojas foram implantadas nos bairros de Itaipava e Valparaíso. Em 2013, a quinta unidade, no Bingen, foi aberta e, no ano passado, duas modernas lojas foram construídas, na Mosela e em Corrêas.
A rede aposta no conceito de proximidade, que tem como objetivo garantir o maior conforto aos clientes no momento da compra.
- Nascemos no bairro Castrioto e construimos nosso DNA baseado na proximidade com nossos clientes. Baseamos nossa expansão nesse pilar e, por este motivo, identificamos a necessidade de estarmos nos tradicionais bairros da cidade. Desta forma, criamos um vínculo com a vizinhança graças ao atendimento e serviços personalizados que oferecemos – diz o diretor da rede, Antoane Corrêa.
Hoje, a rede varejista tem sete unidades em funcionamento e mais de 500 funcionários contratados. A passagem no checkout dos caixas do supermercado indica, em média, 250 mil tickets por mês. Neste ano, os investimentos continuam, mas serão concentrados no aprimoramento dos serviços oferecidos.
- A rede vai focar os investimentos em treinamento e tecnologia para aperfeiçoar cada vez mais nossos serviços dando mais conforto e agilidade aos nossos clientes no momento da compra – disse Antonane.
Os investimentos também podem ser observados em outros setores de atividade da economia. A uaal! Agência Web, de Itaipava, está investindo na montagem de ferramentas para empresas, focando justamente em soluções para driblar a crise: melhorar a produtividade e otimizar os serviços que são oferecidos, melhorando a eficiência dos resultados.
- Hoje em dia, o cliente precisa ter todos os serviços integrados. Por isso, estamos investindo em tecnologia, para que ele possa administrar o seu negócio pela internet e tenha ferramentas para identificar as estratégias necessárias para o posicionamento. Hoje em dia, a internet possibilita que a empresa fale diretamente com o sue público-alvo – disse o sócio e diretor estratégico da agência, Patrick Cunha.
De acordo com Patrick, essas ferramentas permitem analisar a “dor” dos clientes, identificando onde eles estão falhando e criando soluções para melhorar a produtividade e o atendimento. O publicitário considera o investimento fundamental para um período de crise como esse.
- Hoje, as empresas precisam se reinventar, aumentando a sua produtividade, fazendo mais com menos, de uma forma mais bem pensada. E a internet é uma aliada importante nisso, pois mensura o perfil e permite o investimento para tratar o cliente de forma personalizada, estratégica, de acordo com a peculiaridade de cada negócio – disse Patrick Cunha.
Outro caminho trilhado por alguns empreendedores da cidade é o da inovação, trazendo serviços que não eram oferecidos ou ainda são pouco explorados na cidade. É o caso do empresário Adriano Karl, que inaugurou, em dezembro, a barbearia Navarro, trazendo um conceito mais moderno para um setor tradicional, já desenvolvido com sucesso em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
- Trabalhava em um banco há dez anos, e chegou uma hora que saturou, queria um investimento meu. Em maio do ano passado, fui para São Paulo, e percebi que havia mercado para investir nesse nicho de mercado. Desde então, caí de cabeça, pesquisei sobre o assunto e resolvi investir nisso – disse.
O espaço é diferente das barbearias tradicionais: o ambiente planejado com estilo próprio, para garantir maior conforto. O espaço mira o público masculino, que, normalmente, tem poucas opções na cidade. Cerveja gelada, ar condicionado e um serviço diferenciado para o corte de cabelo e barba são as principais apostas do empreendimento.
- Hoje em dia, os homens estão cada vez mais vaidosos e buscam lugares para cuidar da beleza. Esse é o nosso foco, garantir uma boa experiência para os nossos clientes, e, para isso, todos os nossos serviços são diferenciados. Além disso, também oferecemos  serviços como a “barbaterapia”, que faz todo um cuidado da pele, e treinamos e motivamos os nossos funcionários sempre. Inauguramos o espaço em dezembro do ano passado e, desde então, os resultados estão muito satisfatórios. Esse é um mercado muito legal de trabalhar – disse Adriano, que está investindo em novidades para os próximos meses.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: