terça-feira, fevereiro 14, 2017

Centro de operação do projeto Gides é instalado na Defesa Civil


Secretaria de Defesa Civil está organizando a sala de operações que vai receber os dados do Projeto Gides - Gestão do Risco de Desastres e Programa de Resposta, a partir de março. O espaço conta com duas TVs de 32 polegadas, um mapa explicativo sobre como funciona a metodologia de prevenção japonesa, além do acesso direto ao Centro de Operações (Ceop) da Defesa Civil. Um agente vai acompanhar e enviar diariamente as informações das chuvas na cidade em tempo real para o Japão.

Técnicos japoneses vão dar o suporte para analisar as informações de comportamento e saturação do solo, tudo feito com base em cálculos matemáticos e com estudo de três anos em campo em todas as partes da cidade.. O sistema é capaz de calcular os riscos de deslizamentos e balizar evacuação em caso de riscos.

“Os japoneses fizeram um pedido: que as informações fossem encaminhadas em tempo real. A ideia é criar uma base de dados para entendermos os riscos que cada local da cidade oferece”, disse o diretor do Departamento Técnico, Operacional e de Fiscalização da Defesa Civil, Ricardo Branco.

“A metodologia japonesa utiliza cálculos no monitoramento. A Defesa Civil, durante todo o acordo de cooperação, fez o apanhado do comportamento do solo em várias partes da cidade no período de chuvas. Com o acesso a esses dados, vamos atuar melhor baseado nos riscos em cada parte de Petrópolis”, explica.

O sistema já é comum no Japão, mas ainda é inédito no Brasil. A etapa experimental será executada ainda em Nova Friburgo (RJ) e Blumenau (SC), outras duas cidades selecionadas ao lado de Petrópolis para receber o projeto-piloto no país.

Hoje, esse acompanhamento é feito pelos pluviômetros, que indicam a quantidade de chuva nos últimos 15 minutos, uma hora, quatro horas, um dia, quatro dias e um mês. Com a mudança, a Defesa Civil passará a acompanhar as chuvas por gráficos, que calculam os riscos médios e altos de deslizamentos, com base nos acumulados de chuva.

“A Defesa Civil trabalha com a prevenção, e assim como determinou o prefeito Bernardo Rossi, toda equipe vai dar o suporte necessário para a parceria funcionar”, disse o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz.

“É um projeto experimental, mas que vai trazer uma nova maneira de pensar o desastre aqui em Petrópolis. A Defesa Civil ganha, e consequentemente, os petropolitanos”, afirmou.

Iniciado em julho de 2013, o Projeto GIDES é executado pelo Ministério das Cidades, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - CEMADEN, pelo Ministério da Integração - CENAD e pelo Serviço Geológico Brasileiro – CPRM, contando com a cooperação de especialistas japoneses do Ministério da Terra, Transporte, Infraestrutura e Turismo – MLIT, da Agência de Meteorologia do Japão e de outros órgãos de expertise na área, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: